Mercado de embalagens no Brasil deve crescer com Black Friday e expansão do e-commerce
Com projeção de alta nas vendas online e demanda por sustentabilidade, setor aposta em crescimento no final do ano, impulsionado por expectativas positivas para papel cartão e papel ondulado
Com a proximidade da Black Friday 2024, o mercado de e-commerce no Brasil se mostra promissor, trazendo expectativas de crescimento que devem impulsionar também o setor de embalagens. Diversos levantamentos indicam uma expansão nas vendas online no final do ano, com a MindMiners apontando que 63% dos consumidores brasileiros planejam realizar compras pela internet durante a Black Friday deste ano. Especialistas do setor estimam um crescimento de 10% nas vendas para o período, refletindo o interesse crescente do consumidor em aquisições digitais e, simultaneamente, em práticas mais sustentáveis.
Além do volume de vendas, há uma forte demanda por embalagens que atendam às expectativas de sustentabilidade e proporcionem experiências diferenciadas de unboxing. Esse movimento coloca pressão sobre a indústria de embalagens para inovar e oferecer soluções que não só atendam às necessidades logísticas do e-commerce, mas que também sejam ecologicamente responsáveis.
No contexto doméstico, dados recentes da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) mostram um cenário de crescimento na produção de embalagens de papel no país. De acordo com a entidade, a produção de embalagens registrou um aumento de 9,7% no acumulado do ano até agosto, enquanto o papel cartão apresentou alta de quase 14%. As vendas internas, porém, cresceram de maneira mais modesta, com avanços de 1,7% para embalagens em geral e 4,8% para papel cartão.
Sobre as expectativas para o setor até o final do ano, Rafael Barišauskas revelou estar otimista, apesar dos desafios e incertezas do mercado consumidor brasileiro: “Confesso que estou bastante otimista para o desempenho do setor no final do ano – acredito que apesar dos diversos riscos e entraves para o consumo doméstico, os números serão super positivos”, declarou o economista, referindo-se ainda à projeção da Fastmarkets Forest Products, que indica uma alta de 6,1% na expedição de papel ondulado no Brasil em 2024, segundo dados da EMPAPEL.
A aproximação do final do ano e o impacto de eventos como a Black Friday prometem, portanto, aquecer o mercado de embalagens no Brasil, que segue atento às novas exigências de sustentabilidade e inovação no setor.