Mercado de embalagens: adaptação às novas demandas do consumidor impulsiona novidades
Inovações tecnológicas e mudanças no comportamento dos clientes redefiniram o cenário das embalagens, destacando tendências em saúde, estilo, conveniência e sustentabilidade

O mercado de embalagens está em constante transformação, impulsionado por inovações tecnológicas e mudanças no comportamento dos consumidores, que se mostram cada vez mais críticos e atentos. Essas mudanças impactam toda a cadeia de desenvolvimento, definindo novos produtos, jornadas de compra e experiências dos clientes.
De acordo com o Instituto de Embalagens, a indústria brasileira tem se adaptado rapidamente para atender às demandas e tendências já aplicadas internacionalmente. “Como exemplo da tendência de saúde e bem-estar do consumidor, no nosso país as embalagens a vácuo são muito utilizadas para ampliar o shelf-life (prazo de validade) dos alimentos. Já as embalagens monodoses são adotadas para oferecer praticidade e conveniência. Embalagens com conteúdo reciclado ou com peso reduzido promovem a economia circular e o consumo consciente. Esse desenvolvimento deve considerar o mercado local, as regulamentações ambientais e as preferências dos consumidores brasileiros”, destacou Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
Essas tendências podem ser divididas em quatro grandes grupos: saúde e bem-estar, estilo, conveniência e sustentabilidade.
A tendência ligada à saúde e ao bem-estar reflete a busca por produtos mais naturais, uma alimentação saudável, suplementos alimentares, conforto e equilíbrio mental e emocional. Além disso, os consumidores estão cada vez mais preocupados com a segurança alimentar e o bem-estar físico e mental.
Quando se trata de estilo, embalagens atrativas que promovem experiências sensoriais fazem a diferença. Camilo ressaltou que, além de glamour e status, é preciso que as embalagens resgatem histórias e memórias afetivas. “Embalagens que encantam e engajam tornam seus consumidores fãs da marca”, afirmou a diretora.
Segundo um estudo da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), entre produtos semelhantes, o consumidor tende a escolher aquele que possui a embalagem mais atraente e prática. Por isso, embalagens práticas e convenientes, com tampas abre fácil, ergonômicas, uso de tecnologia e de plataformas inteligentes, promovem interação. Os consumidores pedem cada vez mais produtos que se adaptem às suas exigências e proporcionem eficiência à rotina.
A preocupação com a questão ambiental tem crescido à medida que as informações sobre o avanço do problema são compartilhadas e reconhecidas pelos consumidores. No âmbito da sustentabilidade, eles buscam opções como produtos orgânicos e marcas que adotem práticas ESG responsáveis. Sobre essa tendência, Camilo fez uma ressalva importante: “A sustentabilidade transcende tendência e se transforma em preocupação real dos consumidores com os efeitos do aquecimento global. Porém, é preciso lembrar que grande parte dos consumidores precisa antes saciar a fome, depois resolver questões de saúde, para então se preocupar com o consumo e fatores ligados ao meio ambiente. Digo isso porque, segundo a pirâmide de hierarquia das prioridades de Maslow, quem tem fome vai pensar em como saciá-la antes de qualquer outra coisa. Desta forma, temos que ser honestos e práticos para entender que a maior preocupação humana ainda deve ser saciar a fome mundial, seguida pela solução das doenças ou a questão da saúde. Só assim a sociedade poderá pensar no bem-estar geral do planeta”.
Para Assunta, compreender essas tendências é fundamental para as empresas de produtos de consumo, pois quanto mais as embalagens atendem essas demandas, maiores são as chances de sucesso nas gôndolas.