Lucro líquido da Navigator cresce 42%, para € 72 milhões no primeiro trimestre
Segundo a empresa, apesar de alguns aspectos positivos, o segmento de packaging apresentou um forte abrandamento na demanda, resultado de condições fortemente adversas

A The Navigator Company reportou lucro líquido de € 72 milhões no primeiro trimestre de 2023 – o mais elevado para um primeiro trimestre da empresa – representando um aumento de 42% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O volume de negócios somou € 501 milhões.
O Ebtida totalizou € 131 milhões, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletido em uma margem Ebitda de 26% –aumento de 1,4%.
Apesar do contexto de forte retração global de procura em praticamente todos os segmentos de celulose e papel, a companhia alcançou sua melhor performance num primeiro trimestre.
As vendas de papel representaram cerca de 64% do volume de negócios, as de celulose somaram 13%, as de tissue, 10%, as de energia, 10% e as de packaging, 3%.
A papeleira ressalta que 2022 foi um ano de forte escassez de oferta no mercado, levando a um volume anormal de encomendas na indústria. Dessa forma, o primeiro trimestre de 2023 foi marcado por um elevado volume de estoques em toda a cadeia de distribuição, que condicionou significativamente a procura em todos os segmentos de celulose, papel UWF e papel de embalagem.
De acordo com a empresa, o período em análise foi marcado pela redução expressiva dos preços da celulose, vindos de máximos históricos. Isso se deve ao aumento do nível de estoques ao longo da cadeia de abastecimento durante o final de 2022 e início de 2023; pelo alívio dos desafios logísticos sentidos durante 2022; e pelo aumento da oferta, devido à entrada de novas capacidades e menos paradas de manutenção do que em 2022.
SEGMENTO DE PACKAGING
Segundo a Navigator, foi no segmento de packaging em que mais rapidamente se sentiu o abrandamento da demanda, resultado das condições fortemente adversas. O cenário pode ser traduzido por estoques elevados nos convertedores, também de produtos acabados nos seus clientes, bem como grande desaceleração da demanda a nível dos consumidores finais.
Apesar do contexto macroeconômico desfavorável, o novo segmento em que a empresa passou a atuar continua a revelar aspetos positivos, como o reconhecimento da qualidade dos produtos à base de fibras e, consequentemente, da marca gKraft. Essa linha passou a servir marcas de grande exposição em setores distintos, como as áreas de moda, varejo alimentar, e-commerce, indústria e agricultura.
Como resultado, a empresa observa uma cada vez maior e mais diversificada base de clientes interessados em contribuir para o movimento global de desplastificação da economia mundial. Assim, a base de clientes da Navigator tem consistentemente aumentado, sendo atualmente superior a 230 clientes ativos – um crescimento de 45% na comparação anual.
Além disso, a companhia segue desenvolvendo seu projeto de construção de uma nova fábrica que produzirá embalagens em polpa moldada, para substituir os plásticos de uso único nos pontos de venda. O andamento do projeto segue conforme o cronograma, com objetivo de iniciar as operações no primeiro trimestre de 2024. A fábrica terá uma capacidade inicial de 100 milhões de peças, com possibilidade de ampliação de capacidade nos anos seguintes.