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Lucro e receita da Klabin caem no 3º trimestre

Segundo a empresa, seu desempenho em meio a um ambiente de mercado que segue desafiador demonstra a resiliência de seu modelo de negócios integrado, diversificado e flexível

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, além única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, divulgou os resultados do terceiro trimestre.

Entre julho e setembro, a empresa registrou Ebitda ajustado (lucro antes dos juros, impostos, taxas, depreciação e amortização) de R$ 1,352 bilhão, com recuo de 41% ante o mesmo período no ano anterior, embora 1% maior que o trimestre imediatamente anterior. A margem Ebitda caiu 11 pontos percentuais ano a ano, chegando a 31%.

Se considerados os primeiros nove meses de 2023, o Ebitda ajustado/t do negócio de papéis e embalagens foi de R$ 1.824 por tonelada, crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Diante disso, o lucro líquido atribuído aos sócios da controladora foi de R$ 258,3 milhões, 86,5% abaixo do registrado um ano antes.

Já a receita líquida da companhia caiu 20%, para R$ 4,4 bilhões, na comparação interanual, em razão do menor volume de vendas, da valorização do real frente ao dólar e dos preços mais baixos tanto para celulose quanto para kraftliner.

O volume total de vendas – excluindo madeira – foi de 967 mil toneladas no terceiro trimestre deste ano, apresentando queda de 5%. Nesse contexto, o segmento de celulose foi destaque por registrar o segundo maior volume de vendas desde o início da operação da Unidade Puma, no Paraná. Conforme a companhia, a Klabin foi beneficiada por sua flexibilidade geográfica portfólio diferenciado de produtos, com volume recorde de venda de fluff.

O custo caixa da companhia, excluindo efeitos de parada de manutenção, foi de R$ 3.042/t no trimestre, resultado 3% inferior ao mesmo período de 2022 e 6% abaixo do trimestre passado, refletindo os esforços da Klabin em buscar cada vez mais eficiência para as suas operações.

Segundo a empresa, o desempenho da Klabin no terceiro trimestre de 2023, em meio a um ambiente de mercado que segue desafiador, demonstra a resiliência de seu modelo de negócios integrado, diversificado e flexível.

INVESTIMENTOS

A Klabin investiu R$ 3,3 bilhões em suas operações e projetos de expansão entre janeiro e setembro de 2023. Deste total, foram aportados R$ 750 milhões nas operações florestais, R$ 626 milhões foram direcionados à continuidade operacional das fábricas e R$ 567 milhões aos projetos especiais e de expansão. Os desembolsos no Projeto Puma II totalizaram R$ 1,4 bilhão entre janeiro e setembro, acumulando um aporte total de R$ 12,4 bilhões.

SEGMENTO DE CELULOSE

No terceiro trimestre, o segmento de celulose apresentou crescimento ano a ano de 4% nas vendas, com 426 mil toneladas. Frente ao segundo trimestre, o avanço foi de 27%. As vendas de fibra curta cresceram 7% na comparação anual e 29% ante o semestre anterior, chegando a 315 mil toneladas, enquanto as de fibra longa e fluff alcançaram 111 mil toneladas, com queda de 4% frente o ano anterior e alta de 23% ante o segundo trimestre.

Apesar de os preços da celulose terem recuado em um ano, a Klabin direcionou maior volume de vendas para o mercado chinês, onde a recuperação das cotações começou antes.

SEGMENTO DE PAPÉIS PARA EMBALAGENS

O bom desempenho de celulose não foi suficiente para compensar as vendas ainda fracas de embalagens. Na comparação anual e semestral, as vendas de cartões caíram 8% e 2%, respectivamente, para 166 mil toneladas.

O kraftliner, por sua vez, apresentou recuo de 28% nas vendas ano a ano, para 102 mil toneladas, em um contexto de excesso de oferta no mercado global e piora na demanda.

Já em papelão ondulado, a Klabin teve queda de 4% nas vendas, somando 226 mil toneladas. Sacos industriais teve queda de 9% na comparação anual, para 36 mil toneladas.

“Apesar de melhores níveis de demanda em relação ao trimestre imediatamente anterior, o mercado permaneceu desafiador no Brasil e no exterior. Desta forma, a Klabin segue priorizando a conversão de papel kraftliner em caixas de papelão ondulado”, informou a companhia.

Fonte: Klabin
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KlabinValor Econômico
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