Logitech elimina 660 toneladas de plástico com nova embalagem em papel para mouses
Transição global, que deve ser concluída até o fim de 2025, faz parte da meta da empresa de eliminar plásticos de uso único do portfólio

A Logitech International anunciou novos avanços no processo de substituição das embalagens plásticas do tipo “clamshell” por alternativas feitas de papel, especificamente na linha de mouses — uma das categorias mais representativas do portfólio da empresa. A mudança, que está em fase final de implementação, deverá eliminar cerca de 660 toneladas de plástico do mercado e reduzir aproximadamente 6 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono. O impacto equivale à retirada de mais de 37 milhões de garrafas plásticas descartáveis por ano. A previsão da companhia é concluir a transição até o final de 2025, em escala global e em diversos pontos de venda.
“Deixar de usar as embalagens plásticas tipo clamshell representa um passo importante rumo ao nosso objetivo de eliminar completamente os plásticos de uso único do nosso portfólio. Essa mudança já está 90% concluída e é nosso maior esforço em embalagens até hoje”, afirmou Delphine Donné, diretora-geral da divisão Personal Workspace Solutions da Logitech. “Antes dessa transição, conseguimos eliminar 1.800 toneladas de material de embalagem por meio de modificações no design em outras áreas. Cada passo nos aproxima do fim definitivo do plástico descartável”.
A decisão da Logitech acompanha uma tendência de consumo mais consciente. De acordo com uma pesquisa feita em parceria com o relatório Healthy & Sustainable Living, da consultoria GlobeScan, 61% dos consumidores globais afirmaram ter a intenção de escolher embalagens recicláveis nos próximos 12 meses. A empresa observou que embalagens feitas com plásticos de uso único e materiais mistos continuam sendo fontes relevantes de resíduos, além de dificultarem o entendimento sobre sua correta destinação. Por isso, a estratégia da Logitech tem sido eliminar o uso desses materiais desde a origem do processo.
“A busca por embalagens menos nocivas ao meio ambiente vem crescendo. A substituição do plástico por papel melhora a experiência do consumidor, tornando a embalagem mais fácil de abrir, mais atraente visualmente e com informações mais claras”, explicou Bliss Buter-Thompson, responsável pela área de embalagens da Logitech. “Além disso, conseguimos otimizar o peso e o tamanho das embalagens, reduzindo a pegada de carbono dos produtos — tudo alinhado às expectativas dos nossos clientes”.
Segundo a empresa, cerca de 80% do impacto ambiental de um produto pode ser definido já na fase de design, com decisões relacionadas à escolha de materiais e à eficiência dos processos. Nesse contexto, a Logitech tem adotado práticas sustentáveis dentro da iniciativa Design for Sustainability, com medidas como o uso de papel certificado pelo FSC™ desde 2019 e a proibição de plásticos de uso único a partir de 2021. A empresa também eliminou o filme plástico termoencolhível da linha gamer Logitech G e substituiu diversos elementos de embalagem por materiais recicláveis, como abas de papel moldado e sacos de fibra de madeira.
A transição para embalagens mais sustentáveis está inserida em uma política mais ampla da Logitech voltada ao design ambientalmente responsável, à redução das emissões de carbono e à promoção da economia circular.