NotíciasOutros papéis

LC Paper promove a circularidade do papel com um investimento de € 4,3 milhões

A empresa catalã inova na reciclagem de papel com o apoio do PERTE e dos fundos europeus Next Generation

A LC Paper, grupo catalão especializado na fabricação de papel tissue e kraft, revelou planos para um investimento de 4,3 milhões de euros nos próximos meses. O objetivo desse investimento é melhorar a circularidade do papel reciclado. O projeto, selecionado no âmbito do PERTE de Circularidade, uma convocação de propostas dos fundos europeus Next Generation, concentra-se em melhorar a reciclabilidade de determinados resíduos de papel e papelão para convertê-los em novas bobinas para os mercados de higiene doméstica e profissional.

O investimento se concentrará principalmente na aquisição e implementação de maquinário industrial de última geração, projetado em colaboração com especialistas em engenharia da Alemanha e da Índia. Esse equipamento inovador permitirá realizar um meticuloso processo de triagem de materiais, separando com eficiência as fibras de papel e papelão de outros elementos como plásticos, adesivos e vestígios de metal. Essa abordagem avançada garante a preparação ideal das fibras, com adequação morfológica e química, mesmo para aplicações de papel que exigem elevados padrões de higiene e maciez.

Além disso, dentro do seu programa geral de investimentos, a LC Paper destinou recursos significativos para melhorar o processo de triagem de matéria-prima reciclada. Esse investimento soma-se ao de 2023, destinado à abertura de um novo centro de produção de manipulação de papel em Fornells de la Selva, na Espanha, que já está operando em plena capacidade. Essas melhorias na capacidade de produção permitiram que a LC Paper registrasse um Ebitda de  6 milhões de euros no mesmo ano, depois de ter registrado perdas em 2021 e 2022 devido ao impacto dos altos preços de energia causados pelo conflito armado entre Rússia e Ucrânia.

Fonte
Ali Market
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo