A Klabin, uma das principais empresas de papel e celulose do Brasil, distribuiu 500 mudas de árvores nativas aos colaboradores e à comunidade local de Lages, em Santa Catarina, durante a segunda edição da Feira da Agricultura Familiar. O evento, realizado pela Associação dos Municípios da Serra Catarinense (Amures), Epagri e Secretaria da Agricultura e Pesca de Lages, celebrou o Dia Internacional da Agricultura Familiar em 25 de julho.
Lançado em 2020, o programa Matas Sociais é uma iniciativa da Klabin em parceria com a Apremavi e o Sebrae. Seu objetivo é apoiar agricultores familiares nas áreas ao redor das operações da Klabin no estado, promovendo oportunidades econômicas, sociais e ambientais, e fortalecendo a agricultura familiar para um desenvolvimento sustentável. As espécies doadas incluíram Pitanga, Araçá, Cereja do Mato e Guabiroba, essenciais para a preservação da biodiversidade local.
Com mais de 50 anos de presença em Santa Catarina, a Klabin tem seu principal polo de desenvolvimento social e econômico em Lages. A empresa gerencia uma área florestal de aproximadamente 151 mil hectares no estado, abrangendo também o Rio Grande do Sul e beneficiando 44 municípios catarinenses e 11 gaúchos. Além disso, mantém quase 72 mil hectares de matas nativas conservadas na região.