Economia circular | ESGNotícias

Klabin e Apremavi promovem seminário para debater recuperação florestal e sustentabilidade

Evento reuniu produtores rurais, apicultores e ambientalistas em Otacílio Costa para apresentar as ações do Programa Matas Legais e discutir certificações florestais e práticas de conservação

A Klabin e a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) organizaram, no dia 29 de agosto, o Seminário Matas Legais, com o objetivo de apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo programa homônimo. Prestes a completar 20 anos, o programa é focado na recuperação de florestas nativas e promove a conservação ambiental. O evento ocorreu na Câmara Municipal de Otacílio Costa, reunindo cerca de 80 participantes, incluindo produtores rurais, apicultores, ambientalistas e lideranças da comunidade local.

Durante o encontro, os presentes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre planejamento de propriedades, certificação de madeira e produtos não-madeireiros, como o mel. A abertura foi realizada pela Klabin, que reforçou seu compromisso com a sustentabilidade por meio de projetos voltados para o desenvolvimento socioambiental das comunidades onde atua. Em seguida, a parceria entre a Klabin e a Apremavi, dentro do Programa Matas Legais, foi discutida, destacando ações de educação e conservação ambiental.

Mireli Pitz, coordenadora de Responsabilidade Ambiental da Klabin, destacou a importância desses encontros para a disseminação de informações e o fortalecimento das práticas sustentáveis: “Ao reunir produtores rurais e profissionais da área ambiental para apresentação de propostas de sustentabilidade como os Programas Matas Legais e de Certificação Florestal, que permitem o desenvolvimento sustentável da região, o evento cria um ambiente colaborativo que facilita a resolução de dúvidas de diversas naturezas, que podem surgir no dia a dia da gestão florestal sustentável”, explicou.

A Apremavi também participou do seminário, detalhando as atividades do Matas Legais em prol da adequação ambiental. Leandro Casanova, coordenador de projetos da Apremavi, enfatizou a importância da recuperação de áreas de preservação permanente relacionadas a rios e nascentes em propriedades parceiras: “O planejamento de plantio de espécies exóticas resguardando e respeitando os cursos de água, contribui na questão legal ambiental, no incremento da biodiversidade e no aumento da conservação na região de atuação da Klabin”, afirmou Casanova. Ele também ressaltou que o programa já beneficiou mais de 400 propriedades rurais, distribuiu mais de um milhão de mudas nativas e promoveu diversas ações de educação ambiental.

A Sumatra Inteligência Ambiental, consultoria especializada em certificação florestal e manejo de fauna, participou do evento, oferecendo informações sobre os critérios necessários para a obtenção de certificações florestais em propriedades de diferentes tamanhos. A consultoria ainda discutiu a possibilidade de parcerias para a produção de mel nas áreas da Klabin, visando estimular a apicultura na região.

Fonte
Revista Expressiva
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo