Klabin aponta primeiro trimestre ligeiramente mais forte em 2023
Segundo Marcos Ivo, diretor financeiro e de relações com investidores, apesar do início positivo, o cenário desafiador prejudica a visibilidade para o ano

Esta semana, a Klabin divulgou os resultados do quarto trimestre e o consolidado para o ano de 2022, e já analisa como o desempenho tem sido neste início de ano. Segundo a companhia, o primeiro trimestre já aparenta ser ligeiramente melhor que no ano passado, mas afirma que é muito cedo para indicar um desempenho consolidado.
“O primeiro trimestre começou ligeiramente melhor que o mesmo período de 2022. Mas, olhando para o ano, o ambiente macro está cheio de desafios, o que prejudica a visibilidade”, disse o diretor financeiro e de relações com investidores, Marcos Ivo.
De acordo com o executivo, alguns fatores específicos devem colaborar com a Klabin durante esse período desafiador.
Ainda no primeiro trimestre, a companhia iniciará a operação do projeto Horizonte, que contempla a ampliação da fábrica de embalagens de papelão ondulado no Ceará. Em seguida, no segundo trimestre, a MP 28 do projeto Puma II começa a operar em Ortigueira (PR), acrescentando maior volume de vendas de papel cartão – o acréscimo chega em um momento de demanda saudável e preços em alta para cartões.
Além disso, a primeira máquina do Puma II, que produz o Eukaliner, terá um avanço na curva de aprendizagem, com volume de produção estimado em 425 mil toneladas para 2023. No mercado de kraftliner, segundo Ivo, já houve ajuste importante nos preços, após o pico alcançado em meados do ano passado, e agora há acomodação. O mercado de cartões, por sua vez, segue com perspectiva positiva. Já a celulose teve início no fim do ano passado.
Conforme o executivo, a Klabin não precisa e não pretende acessar o mercado no curto prazo e realizar novas captações, em razão do custo mais elevado dos recursos neste momento. Com caixa suficiente para fazer frente aos compromissos nos próximos 40 meses, a empresa vai “aguardar um momento mais positivo de mercado”.