Kellanova e Sonoco lançam embalagem reciclável de Pringles na Irlanda
Novo tubo à base de papel visa contribuir para a meta de embalagens 100% recicláveis, reutilizáveis e compostáveis da Kellanova até 2025
A Kellanova Europa, em parceria com a Sonoco, lançou na Irlanda uma nova versão do tubo de Pringles, feito à base de papel e reciclável, com o objetivo de alinhar suas embalagens com metas de sustentabilidade até 2025. A mudança faz parte de um compromisso maior da Kellanova, que visa criar embalagens 100% recicláveis, reutilizáveis e compostáveis até o próximo ano.
O tubo original de Pringles, lançado na década de 1960, apresentava uma base de aço. Em busca de alternativas mais sustentáveis, em 2019 a marca testou uma lata de aço na Itália e, no ano seguinte, experimentou um tubo de papel no Reino Unido. Em julho do ano passado, foi revelado um novo design contendo 90% de papel, incluindo papel reciclado. A nova embalagem possui uma base de papel, projetada para ser compatível com os sistemas de reciclagem domésticos e o fluxo de resíduos de papel. A tampa de plástico pode ser reciclada separadamente.
Especialistas em embalagens submeteram o novo tubo a testes rigorosos para garantir que ele mantivesse a qualidade do produto, protegendo as batatas por até 15 meses. O novo design busca preservar as propriedades protetoras do tubo original, garantindo frescor e proteção ao produto.
Após um investimento de €100 milhões em novas tecnologias, a distribuição da embalagem reciclável para o varejo irlandês começou em agosto. A Kellanova acredita que o novo tubo, sendo mais amplamente reciclável, ajudará a empresa a atingir sua meta de sustentabilidade em embalagens.
“Sabemos que as pessoas querem reduzir seu impacto no planeta, e é nossa responsabilidade melhorar a reciclabilidade de nossas embalagens”, afirmou Sarah Ferguson, gerente-geral da Kellanova na Irlanda. “Trabalhamos muito para desenvolver e testar um tubo de Pringles mais reciclável, à base de papel, e fizemos um investimento significativo em novas tecnologias para permitir que nossas fábricas o produzam. Além de ser amplamente reciclável, ele mantém as batatas frescas e saborosas, e as protege contra quebras, o que ajuda a reduzir o desperdício de alimentos”.
Seàn Cairns, presidente da Global Rigid Paper and Closures (RPC) da Sonoco, esteve envolvido diretamente no desenvolvimento da nova embalagem em conjunto com as equipes técnicas da Pringles. Ele destacou a crescente preocupação dos consumidores com o impacto ambiental de suas decisões de compra, o que tem impulsionado a busca por opções mais sustentáveis no mercado.
“Com isso em mente, é importante que as empresas se mantenham à frente explorando novas tecnologias e materiais de embalagem”, comentou Cairns. “Foi um prazer trabalhar com a Pringles, e estamos ansiosos para ver como o novo tubo à base de papel será recebido pelo mercado. Esperamos que o sucesso deste projeto inspire outras empresas e marcas a adotar embalagens mais sustentáveis”.
Em janeiro deste ano, foi anunciado que o novo tubo de Pringles estaria disponível exclusivamente nas lojas Tesco e One Stop, além de ser vendido online. A previsão é de que cerca de 48 milhões de unidades sejam comercializadas no primeiro ano. A Kellanova também planeja expandir a distribuição para outros varejistas ao longo de 2024.
Seàn Cairns explicou que os 10% restantes do material do tubo, que é composto 90% de papel, são feitos de uma camada interna de alumínio e filmes que fornecem barreira contra materiais, gases e umidade. Ele também mencionou que a Sonoco desenvolveu novos equipamentos patenteados para polimerizar o polietileno e selar a base de papel no tubo durante o processo de pesquisa e desenvolvimento.