Irani promove educação ambiental e engaja mais de 500 pessoas no primeiro semestre de 2025
Iniciativa incluiu ações em escolas, trilhas ecológicas, hortas orgânicas e programas em parceria com voluntários para estimular a consciência ambiental entre crianças e adolescentes

A Irani Papel e Embalagem mobilizou 532 participantes em seu Programa de Educação Ambiental durante os seis primeiros meses de 2025. A iniciativa, que ocorre desde 2008, é conduzida pelas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Meio Ambiente e pela unidade florestal da empresa, com o apoio do setor de marketing, responsável pela elaboração e distribuição de uma cartilha educativa entregue nas ações realizadas em escolas.
Somente em 2024, o programa beneficiou mais de 9,5 mil pessoas entre moradores das regiões próximas às unidades da companhia e colaboradores das plantas industriais em Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Ao todo, foram promovidas 861 horas de atividades voltadas à discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Neste ano, uma das principais frentes do projeto foi realizada na Escola de Educação Básica Galeazzo Paganelli, localizada na comunidade de Campina da Alegria, em Vargem Bonita (SC). As ações ocorreram em seis etapas e incluíram a apresentação do processo produtivo da Irani por meio de objetos, além de dinâmicas sobre resíduos, reciclagem, reutilização e coleta seletiva. Os estudantes também participaram do plantio de sementes de árvores nativas e acompanharam a germinação das plantas. Em seguida, por meio de jogos e contação de histórias, aprofundaram conceitos como compostagem e economia circular.
A programação incluiu ainda uma caminhada pela Trilha Ecológica dos Xaxins, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE), onde os alunos puderam conhecer espécies da fauna e flora locais. Como encerramento das atividades, está prevista uma gincana para reforçar os conteúdos aprendidos ao longo do semestre.
Na mesma escola, em parceria com a Junior Achievement de Santa Catarina, será aplicado o programa “Nosso Planeta, Nossa Casa” com alunos do 5º ano. A ação contará com a participação de dois voluntários da Irani e envolverá uma turma de 15 estudantes.
Outras unidades da companhia também participaram da iniciativa. Em Santa Luzia (MG), 53 alunos da Escola Estadual Senador Bernardo Monteiro foram atendidos por meio do mesmo programa da Junior Achievement, com o apoio de cinco voluntários da Irani. Já na planta de Indaiatuba (SP), uma horta orgânica mantida por um jardineiro da empresa funciona como prática complementar de educação ambiental. No local, são cultivados alface, mudas de pimenta e temperos, utilizando folhas secas como adubo. Os alimentos produzidos são usados no restaurante da unidade.
“As ações de educação ambiental buscam sensibilizar crianças e adolescentes sobre temas como sustentabilidade, preservação ambiental e uso responsável dos recursos naturais”, afirmou Leandro Farina, gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani. “Acreditamos que investir na educação ambiental é semear o futuro. Quando trabalhamos esses valores desde cedo, ajudamos a formar cidadãos mais conscientes e comprometidos com o meio ambiente”, complementou.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Professora Yara C. Nicoletti, também em Vargem Bonita (SC), abriga 285 hectares de Mata Atlântica e espécies em diferentes estágios de vulnerabilidade. Em 2025, 81 alunos já visitaram a RPPNE, que reforçou o compromisso da empresa com a conservação ambiental e o relacionamento com as comunidades do entorno.
Além disso, 49,2% da base florestal da Irani em Santa Catarina é composta por vegetação nativa, incluindo Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal. Esses espaços contribuem para a formação de corredores de biodiversidade, reforçando a atuação ambiental da companhia.