NotíciasPackaging no BrasilPapelão ondulado

Irani projeta alta nas vendas de papel e papelão ondulado com a chegada do fim de ano

Recorde na expedição de papelão ondulado em novembro impulsiona as expectativas da empresa

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, projetou crescimento nas vendas de papel e papelão ondulado no período de fim de ano.

A tendência de crescimento também é confirmada pelos dados do Índice Brasileiro de Papelão Ondulado (IBPO), medido pela Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel). O levantamento aponta que o consumo de papelão ondulado em novembro registrou um aumento de 4,2% em relação ao mesmo período de 2023. No total, foram expedidas 365,3 mil toneladas de caixas, chapas e acessórios de papelão ondulado, volume que representa o maior número já registrado para o mês de novembro desde o início da série histórica, em 2005. O volume é quase 15 mil toneladas superior ao registrado em 2023. Também foi atingido um recorde na expedição por dia útil, com média de 15,2 mil toneladas.

A Empapel projeta crescimento no mercado de papelão ondulado até 2025. De acordo com a entidade, o cenário otimista aponta uma expansão de até 6%, enquanto a previsão moderada é de 4,2% e o cenário pessimista indica um aumento de 2,3%.

Para o diretor do Negócio Embalagem da Irani, Lindomar Lima de Souza, o desempenho de novembro está alinhado com as boas expectativas para o consumo no final do ano. “A Empapel aponta que o consumo no final do ano está aquecido conforme às boas previsões, porque novembro é um mês em que as empresas geralmente aumentam a compra de caixas para as vendas de Natal”, destacou.

O diretor também chama atenção para o desempenho das vendas de papel para embalagens flexíveis, especialmente os produtos da linha BagKraft, que contam com as versões Prime e Smart. Segundo Souza, o produto é uma referência nacional em papel para sacos de delivery. “Em relação às caixas de papelão ondulado, observamos um crescimento significativo no segmento de produtos mais buscados no fim do ano, como doces, chocolates, farinha, entre outros”, ressaltou.

Indicadores recentes da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) também apontaram para um cenário positivo no setor de embalagens de papel. Dados da entidade revelaram um crescimento de 9% no volume de produção no país, reforçando a perspectiva de expansão no segmento e corroborando as expectativas de empresas como a Irani.

Fonte
Irani
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo