Irani é premiada por embalagem de transporte de açaí no Prêmio Embanews 2025
Empresa foi reconhecida na categoria Logística com solução desenvolvida para a De Marchi e também recebeu destaque na categoria Pesquisa pelo livro Embalagens Mundo Afora

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi reconhecida no 32º Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews – Troféu Roberto Hirashi 2025, na categoria Logística. O prêmio, promovido pela revista Embanews, destacou as caixas de transporte de copos de açaí desenvolvidas pela empresa. Considerada uma das premiações mais relevantes do setor, a iniciativa valoriza inovações e boas práticas no mercado de embalagens. A cerimônia oficial, prevista para 23 de abril, no Espaço Armazém, em São Paulo, revelará os vencedores das categorias Destaque e Melhor Embalagem do Ano.
Com um portfólio voltado majoritariamente ao segmento de alimentos, a Irani desenvolveu a embalagem premiada a partir da demanda da empresa De Marchi, indústria e distribuidora de frutas e legumes congelados. A solução, em formato display, foi projetada tanto para o transporte quanto para a exposição do produto no ponto de venda.
Segundo Lindomar Lima de Souza, diretor do Negócio Embalagem da Irani, a caixa foi estruturada para garantir segurança e resistência no acondicionamento do açaí congelado. “A embalagem atendeu às necessidades da De Marchi e se tornou um diferencial competitivo ao contar com uma aplicação de barreira com função hidrorrepelente (substância que repele água), garantindo a acomodação do produto congelado com desempenho e resistência no empilhamento”, explicou. O projeto também foi otimizado para exportação, ocupando integralmente os paletes e seguindo o conceito Shelf Ready Packaging, permitindo que a embalagem seja transportada diretamente para o ponto de venda nos destinos internacionais.
RECONHECIMENTO NA CATEGORIA PESQUISA
Além do prêmio na categoria Logística, a Irani também foi reconhecida na categoria Pesquisa pelo livro “Embalagens Mundo Afora – Packaging Around the World“, cuja produção contou com o patrocínio da empresa. Em sua segunda edição, a publicação explora a influência de diferentes culturas no design de embalagens, trazendo exemplos do Brasil, Bélgica, Escócia, Finlândia, Grécia, Irlanda, Itália e Portugal.