A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi reconhecida com o troféu bronze no Prêmio Proteção Brasil 2024. A cerimônia ocorreu na última quinta-feira, 28, na sede do Serviço Social da Construção Civil (Seconci), em São Paulo. A empresa foi premiada na categoria Sistema de Gestão pelo case intitulado “Jornada da busca da excelência em gestão de saúde e segurança na Irani”.
Organizado pela Revista Proteção, o prêmio é considerado a principal distinção nacional no campo de Saúde e Segurança do Trabalho. Na edição de 2024, 336 cases foram submetidos à avaliação de 32 jurados, que selecionaram 43 projetos vencedores em 15 categorias.
O case da Irani detalha as medidas implementadas pela companhia nos últimos anos para reduzir o índice de acidentes de trabalho em suas unidades. Entre as ações destacam-se campanhas de conscientização, reconhecimento de boas práticas, melhorias estruturais, capacitação dos colaboradores e adequação de equipamentos. Uma das iniciativas reestruturadas nesse processo foi o Programa Cuida, que integra as ações de saúde e segurança ocupacional e visa assegurar condições de trabalho adequadas e seguras para todos os funcionários.
No âmbito do Programa Cuida, a Irani desenvolveu projetos como o Observação e Prevenção, que identifica e corrige desvios comportamentais para evitar acidentes; o Programa Nosso Recorde, que celebra marcos de períodos sem acidentes com afastamento; e o Café com Saúde e Segurança, encontro estratégico com lideranças para debater temas relacionados à área.
“Tivemos uma evolução muito positiva nos nossos indicadores desde que começamos a intensificar esse cuidado, e nosso objetivo é atingir a marca de zero acidentes. De 2018 para 2023, reduzimos em 66% o número de ocorrências com afastamento. Isso é resultado de muito esforço e dedicação em prol da vida dos nossos colaboradores”, afirma Fabiano Oliveira, diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani.