NotíciasPackaging no BrasilPapelão ondulado

Irani avança na transformação digital com implementação de Sistema Digital de Controle Distribuído

O projeto bem-sucedido foi implementado na unidade de Vargem Bonita (SC)

A Irani Papel e Embalagem S.A implementou com sucesso o Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD), na unidade em Vargem Bonita (SC). O projeto foi conduzido pela Valmet.

A novidade representa um marco importante na transformação digital da empresa e foi motivada pela necessidade de modernização e ampliação da produção e recuperação química na unidade. A implementação se destaca por ter sido realizada em um cenário de brownfield, substituindo os sistemas de controle (PLCs existentes) da linha de fibras e do sistema de evaporação existente, além da automatização da ETA/ETAC (estação de tratamento de água) e caustificação, sem interrupção das operações da planta. Isso comprova a eficácia, usabilidade, confiabilidade e performance do novo sistema.

“Esse foi um dos principais investimentos, se não o mais importante, dos últimos anos da Irani. Focamos na sustentabilidade da empresa, e a Valmet foi escolhida por ser uma empresa confiável, com tecnologia alinhada ao nosso projeto”, explicou Henrique Zugman, diretor de Papel e Florestal da Irani.

“Com o SDCD, conseguimos ter uma rastreabilidade das operações, identificar a causa de possíveis problemas e solucioná-los imediatamente. Com isso, a planta ganha mais disponibilidade e produtividade. Além de ser um controlador, o sistema armazena dados. Hoje, temos mais de 12.000 tags sendo vistoriadas e historiados simultaneamente. O sistema nos proporcionou uma melhor operação, coordenação e gerência das atividades”, complementou João Santos, gerente de Manutenção da Irani.

JORNADA DE TRANSFORMAÇÃO

A implementação do novo DCS é um dos passos da estratégia da empresa para impulsionar seus negócios por meio da transformação digital. “Estamos trabalhando no processo de digitalização da fábrica, como a implementação de controles avançados de processo (APC), para avançarmos nas aplicações relacionadas a Industria 4.0. Além disso também estamos analisando como utilizar componentes de inteligência artificial para aumentar a autonomia e a confiabilidade da fábrica, tornando-a ainda mais competitiva”, afirmou Zugman.

Fonte
Valmet
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo