Economia circular | ESGNotícias

Irani amplia redução do consumo de água em sua unidade de Santa Catarina

Empresa atingiu 40% da meta de diminuição no uso específico de água e reforçou compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, registrou avanços significativos no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, que prevê a redução de 30% no uso específico de água na unidade de Papel e Embalagem localizada em Campina da Alegria, no município de Vargem Bonita (SC). Entre 2021 e 2024, a empresa já atingiu 40% dessa meta, o que representa uma redução de 12% no consumo específico de água.

De acordo com Leandro Farina, gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani, um dos fatores que contribuíram para esse avanço foi a implementação de melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA) da unidade. “Na unidade SC, em 2024, realizamos melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), o que possibilitou a reutilização da água da retrolavagem dos filtros de areia, antes descartada, e agora utilizada nos filtros primários, localizados no início do tratamento”, destacou o executivo.

Além dessa iniciativa, a Irani substituiu as tubulações da rede adutora de água, o que contribui para a prevenção de vazamentos e rompimentos no percurso entre o ponto de captação e a estação de tratamento. “Depois de revisar e analisar os compromissos, a Irani definiu 2024 como um novo ano-base para o indicador monitorado. Isso aconteceu devido à ampliação da estrutura de equipamentos e à totalidade no controle do consumo de água na unidade de Santa Catarina, não indicando aumento do consumo real”, explicou Farina.

Além do ODS 6, a empresa mantém outros cinco compromissos públicos alinhados às diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU), abrangendo saúde e segurança, diversidade, energia, resíduos e mudanças climáticas.

Fonte
Irani
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo