International Paper negocia venda de cinco plantas europeias ao grupo PALM
Oferta integrou exigências da Comissão Europeia para aprovação da aquisição da DS Smith e envolveu unidades na França, Portugal e Espanha

A International Paper informou que iniciou negociações exclusivas com o grupo alemão PALM após receber uma oferta irrevogável pela aquisição de cinco unidades de embalagens de papelão ondulado localizadas na Europa. As plantas envolvidas estão situadas em três localidades na Normandia, França (Saint-Amand, Mortagne e uma unidade de chapas em Cabourg), além de Ovar, em Portugal, e Bilbao, na Espanha.
De acordo com a empresa, a assinatura do contrato definitivo de compra e venda de ações está prevista para ocorrer após a conclusão dos processos obrigatórios de consulta aos conselhos trabalhistas franceses e/ou de informação aos empregados. A expectativa é que a operação seja finalizada até o fim do segundo trimestre de 2025.
“Encontrar o comprador certo para essas cinco unidades tem sido uma prioridade para nossa equipe desde a finalização da aquisição da DS Smith, e estou satisfeito por termos encontrado esse parceiro no grupo PALM”, declarou Andy Silvernail, presidente do conselho e CEO da International Paper. “Somos gratos pelas contribuições dos colaboradores dessas plantas e confiamos que continuarão alcançando sucesso e gerando valor com seus novos proprietários”.
A alienação das unidades está alinhada com as exigências da Comissão Europeia para aprovação da aquisição da DS Smith Plc pela International Paper. A medida foi divulgada pela Comissão em 24 de janeiro de 2025. A conclusão do processo de desinvestimento ainda depende da aprovação do comprador proposto por parte da Comissão Europeia.
Com a concretização da operação, a International Paper cumprirá integralmente as condições estabelecidas pelo órgão regulador europeu no contexto da aquisição da DS Smith.