ESGNotícias

International Paper colabora com projeto de captura de carbono nos EUA

Inédito para a indústria de papel e celulose, o projeto piloto é uma colaboração entre IP, RTI, SLB e Amazon com o objetivo de capturar 120 mil toneladas métricas de CO2 por ano

A International Paper, produtora norte-americana de papel e celulose, está colaborando com um projeto piloto de captura de carbono em grande escala, liderado pelo RTI International – instituto de pesquisa sem fins lucrativos – em colaboração com SLB e Amazon.

De acordo o Gabinete de Demonstrações de Energia Limpa (OCED), do Departamento de Energia dos EUA (DOE), um financiamento de até US$ 304 milhões será destinado para quatro projetos piloto, com o objetivo de testar tecnologias transformacionais projetadas para capturar dióxido de carbono (CO2) em Kentucky, Mississippi, Texas e Wyoming, nos Estados Unidos.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com o DOE e nossos parceiros na International Paper, SLB e Amazon para implementar a tecnologia de solvente não aquoso (NAS) da RTI para reduzir as emissões de dióxido de carbono”, disse Vijay Gupta, engenheiro de pesquisa sênior e gerente de projeto da RTI International. “Nosso objetivo é ilustrar o uso seguro, responsável e eficaz dessa tecnologia de captura de carbono para ajudar a impulsionar sua adoção na indústria de celulose e papel e demonstrar como as parcerias estratégicas podem acelerar a descarbonização industrial”, acrescentou.

Inédito no setor, o piloto será realizado na fábrica de papelão da International Paper em Vicksburg (EUA), e tem como objetivo capturar 120 mil toneladas métricas de CO2 por ano – quantidade equivalente às emissões anuais de CO2 de cerca de 27 mil carros movidos à gasolina – e encaminhá-las para um local de armazenamento geológico permanente. A Fase 1 deste projeto piloto conduzirá um estudo de projeto de engenharia de front-end (FEED) para um sistema de captura de carbono na fábrica de papelão da IP. Se essa etapa for bem sucedida, as fases subsequentes levarão ao licenciamento, construção e operação de uma planta de captura de carbono.

SOBRE A COLABORAÇÃO

A colaboração de quatro partes inclui o desenvolvedor de tecnologia (RTI), o parceiro de implantação de tecnologia (SLB), o site host (IP) e o usuário final (Amazon). O projeto fornecerá à IP e à Amazon dados de testes de longo prazo sobre desempenho de captura de carbono e controle de emissões, bem como uma análise técnico-econômica da captura de CO2 por meio da tecnologia NAS da RTI. Ele também aproveita a experiência da Amazon em ciência da sustentabilidade e reforça a importância das parcerias público-privadas no avanço dessas tecnologias impactantes de descarbonização.

“Estamos entusiasmados em colaborar com essas empresas líderes para provar o potencial dessa tecnologia essencial em escala”, afirmou Frederik Majkut, vice-presidente sênior de Soluções de Carbono da SLB.

Atualmente, a indústria de celulose e papel produz 48 milhões de toneladas métricas de emissões equivalentes de CO2 por ano nos EUA, além de mais de 100 milhões de toneladas métricas adicionais de emissões equivalentes de CO2 por ano de emissões biogênicas relacionadas.

“Como parte de nossa meta Visão 2030 de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, a International Paper está animada para explorar um sistema de captura de carbono inédito em nossa fábrica de papelão em Vicksburg. Acreditamos que esse projeto tem potencial para trazer benefícios significativos à comunidade local, nossos funcionários e ao meio ambiente. Esperamos envolver as partes interessadas durante todo o processo de desenvolvimento do projeto e estabelecer um Conselho Consultivo Comunitário com membros de comunidades desfavorecidas”, disse Sophie Beckham, diretora de Sustentabilidade da International Paper.

Fonte
RTI International
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo