Ibema lança campanha de conscientização sobre poluição plástica e reforça compromisso ambiental
A fabricante de papel cartão destacou suas iniciativas sustentáveis e parcerias estratégicas para promover a economia circular e reduzir os impactos da poluição nos oceanos

A fabricante de papel cartão Ibema lançou uma nova campanha para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e ampliar a conscientização sobre os impactos da poluição plástica, especialmente nos oceanos. A empresa, cujo propósito é “embalar o futuro”, busca posicionar-se como uma plataforma de conscientização.
Em um cenário de crescente poluição plástica e suas consequências ambientais, a campanha destaca os alarmantes dados sobre o problema. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a cada minuto, um caminhão carregado de plástico é despejado nos oceanos. Um dos efeitos mais preocupantes é o surgimento dos microplásticos — partículas menores que 5 milímetros, que comprometem ecossistemas marinhos e oferecem riscos à saúde humana.
Nilton Saraiva, CEO da Ibema, comentou sobre a iniciativa: “A Ibema busca assumir o protagonismo da transformação. Nosso produto, o papel cartão, é altamente sustentável, por registrar níveis elevados de reciclagem e ser desenvolvido a partir de fontes renováveis e certificadas, embasadas no maior padrão global de benchmarking florestal, o que garante o manejo responsável, mas queremos mais”.
A Ibema também destaca a qualidade do papel cartão reciclado, que rivaliza com o produto fabricado com fibra virgem. A linha Ritagli, por exemplo, é composta por 55% de fibras recicladas, das quais 35% vêm de pós-consumo, sendo uma opção sustentável para os segmentos de alimentos pré-embalados, medicamentos e cosméticos.
Em 2023, a Ibema utilizou mais de 25 mil toneladas de aparas, resíduos e sobras de papéis em sua produção, tanto de fontes próprias quanto de terceiros. A empresa classifica suas aparas em pré-consumo, oriundas de materiais desperdiçados nos processos das gráficas, e pós-consumo, materiais descartados pelo público consumidor e encaminhados para a reciclagem.
Julio Guimarães, diretor comercial da Ibema, explicou a estratégia da empresa: “A Ibema tem duas fábricas, em Turvo, no Paraná, focada em papel cartão de fibra virgem, e em Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo, onde o carro-chefe é o papel cartão reciclado. Dizemos que se em Turvo estamos cercados por uma floresta verde, em São Paulo o que nos rodeia é uma ‘floresta de aparas’. A sociedade precisa entender que o ciclo da embalagem não termina no consumo do produto”.
ECONOMIA CIRCULAR E PARCERIAS PARA RECICLAGEM
A Ibema adota três iniciativas principais de economia circular, entre elas parcerias com a startup Green Mining e o Grupo Boticário. Um projeto em Embu das Artes oferece um contêiner de reciclagem, o “Estação Preço de Fábrica”, que recebe materiais como vidro, papelão e papel cartão, oferecendo um pagamento justo pelos itens. Os papéis reciclados são transformados na linha Ritagli ou usados em embalagens para o Boticário.
Outra parceria importante da empresa é com a Green Mining e a BO Packaging, que transforma copos de uso único do McDonald’s em luvas de copos para bebidas quentes. Essas iniciativas ajudam a promover a economia circular e a reduzir o impacto ambiental.
A Ibema também apoia o movimento Voz dos Oceanos, liderado pela Família Schurmann. Recentemente, a expedição apoiada pela empresa percorreu a costa brasileira, de Santa Catarina ao Pará, para coletar amostras de animais marinhos e verificar a presença de microplásticos. As amostras estão sendo analisadas por cientistas da Universidade de São Paulo (USP).
Em setembro, a Ibema, em parceria com a ONG Eco Local Brasil e o movimento VOO, organizou um mutirão que recolheu mais de 140 quilos de lixo, principalmente plástico, em apenas meia hora, na praia de Pontal do Sul, no Paraná. A ação reforçou a necessidade urgente de substituição do plástico por alternativas mais sustentáveis.