A Anaparas, personagem desenvolvida pela fabricante de papel cartão Ibema, foi criada com o objetivo de oferecer uma nova abordagem aos conteúdos da empresa. Ela é descrita como uma líder natural, com a capacidade de inspirar e motivar ações em prol da sustentabilidade, da natureza e das comunidades locais.
“Lançamos a Anaparas para tornar nossas comunicações ainda mais pessoais e próximas dos clientes, fornecedores e público em geral. Ela tem tudo a ver com o propósito da Ibema, que é embalar o futuro: versátil e adaptável, é uma anticonformista, movida pelo desejo de mudar o mundo para melhor”, disse Thelma Bayoud, gerente de Estratégia e Marketing da Ibema.
O nome da personagem, escolhido por meio de votação interna entre os colaboradores da companhia, faz referência às aparas de papel — sobras geradas durante o processo de corte e acabamento de materiais como papel branco, colorido, jornais, kraft, revistas, cartolinas e papel cartão, bem como das embalagens retornadas à fábrica. Esses resíduos são aproveitados na fabricação de novos produtos, alinhando-se com os princípios de reciclagem e economia circular promovidos pela Ibema.
“Para desenvolver a Anaparas, criamos a persona de uma mulher entre 25 e 30 anos de idade, que tem como propósito personificar a missão da Ibema de encontrar soluções inovadoras para os desafios ambientais. Com sua energia vibrante e coragem inabalável, enfrenta cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento e transformação. É a união entre a natureza e a indústria em prol de um mundo mais sustentável. Anaparas vem como uma forma de impulsionar a mudança. Sua jornada é um testemunho de como cada um pode fazer a diferença no cuidado com o meio ambiente”, explicou Paulo Costa Jr., diretor de Contas da BP One Group, agência à frente do projeto.
Além de atualizar as comunicações da Ibema, a personagem tem o objetivo de incentivar ações voltadas para a circularidade, especialmente porque ampliar a participação no mercado de economia circular está entre os objetivos de curto prazo da companhia.
Atualmente, a empresa desenvolve três iniciativas voltadas para a economia circular. Entre elas, destacam-se a parceria com a startup de logística reversa Green Mining e com o Grupo Boticário. Além disso, o contêiner do projeto Estação Preço de Fábrica, instalado em frente à fábrica da Ibema em Embu das Artes (SP), recebe vidro, papelão, papel branco, cartolina e papel cartão para reciclagem. Até julho de 2024, mais de mil toneladas já haviam sido coletadas e mais de R$ 650 mil foram pagos a cerca de 900 famílias.
Os papéis entregues no contêiner são encaminhados diretamente para o processo produtivo da Ibema para serem transformados nos produtos da linha Ritagli, opção mais sustentável do mercado para embalagens de papel cartão. Também são transformados em matéria-prima para a produção de itens da linha catálogos antigos do Boticário, parceria que já resultou em 125 toneladas de material reaproveitado.
A Ibema, em parceria com a Green Mining e a BO Packaging, transforma copos de uso único provenientes de lanchonetes McDonald’s em luvas para copos de bebidas quentes. Entre 2023 e 2024, foram coletadas cerca de cinco toneladas de material.
Para acessar o vídeo de lançamento da nova personagem virtual, clique aqui.