Economia circular | ESGNotícias

Ibema inaugura projeto Estação Preço de Fábrica em Embu das Artes

A iniciativa busca facilitar a reciclagem e o pagamento do valor real do material, diretamente na empresa

A Ibema inaugurou, em sua sede na cidade de Embu das Artes, em São Paulo, o container do projeto Estação Preço de Fábrica, uma iniciativa para facilitar a reciclagem e disponibilizar o pagamento do valor real do material, diretamente na empresa.

O programa foi desenvolvido pela startup Green Mining, em parceria com o Grupo Boticário e a fabricante de papel cartão Ibema, além da prefeitura de Embu das Artes, do Conisud e da Associação Comercial de Embu (Acise).

A Estação Preço de Fábrica propõe valores até três vezes maiores do que os praticados anteriormente, possibilitando uma renda maior para quem vive de reciclagem. “Qualquer um pode fazer parte, queremos democratizar o acesso ao valor real dos materiais para qualquer pessoa, principalmente àqueles que dependem da venda dos recicláveis para o seu sustento”, afirmou Rodrigo Oliveira, CEO da Green Mining.

O próprio container do projeto é feito de material reciclado, e recebe vidro, papelão, papel branco e papel cartão para reciclagem. O espaço recebe materiais de pessoas físicas, comerciantes e cooperativas, realizando a pesagem e contabilizando o valor em um aplicativo de celular. Com o saldo acima de R$ 10, às sextas-feiras, é possível sacar os valores disponíveis no aplicativo e transferir para uma conta bancária.

A outra Estação Preço de Fábrica, localizada em Carapicuíba (SP), já arrecadou mais de 300 mil quilos de materiais em menos de um ano, gerando renda para mais de 400 pessoas, principalmente entre catadores e carroceiros.

“Lembrando que o nosso propósito é ‘Embalar o futuro’ e eu acho que esse aqui é um grande exemplo do quanto a gente pode, enquanto empresa, ajudar não só a nossa comunidade, mas também o nosso planeta”, disse o presidente da Ibema, Nilton Saraiva.

“O papel cartão que antes seria queimado ou iria para o lixo será reutilizado e transformado em novas embalagens, principalmente o Ritagli, um produto muito bacana feito pela Ibema com 35% de aparas pós-consumo”, acrescentou o executivo.

O conteiner funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Fonte
Jornal da Net
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo