Ibema desenvolve papel cartão de alta rigidez com foco na substituição de plásticos
O Ibema Naturale, papel cartão de alta rigidez produzido com fonte renovável, possui 70% menos adição de químicos

Segundo pesquisas recentes de estudiosos de instituições dos Estados Unidos, Austrália, Suécia e Chile, os oceanos estão poluídos por cerca de 171 trilhões de partículas de plásticos – o que pesaria cerca de 2,3 milhões de toneladas. Os dados são do estudo “A growing plastic smog, now estimated to be over 170 trillion plastic particles afloat in the world’s oceans – Urgent solutions required” (“Uma crescente poluição de plástico, agora estimada em mais de 170 trilhões de partículas de plástico flutuando nos oceanos do mundo – Soluções urgentes necessárias”, em tradução livre), que foi publicado em março deste ano na revista científica PLOS ONE.
Diante deste cenário, cientistas alertam que se políticas imediatas de contenção não forem colocadas em prática, a taxa de plásticos que chegam aos oceanos pode aumentar cerca de 2,6 vezes até 2040.
“Pesquisas como essa reforçam a urgência de substituirmos o plástico por materiais mais sustentáveis, que promovam alta performance ao mesmo tempo que geram resíduos com maior taxa de reciclagem e biodegradação mais rápida”, afirmou Diego Gracia, gerente de Marketing e Estratégia da Ibema Papelcartão.
Nesse contexto, para que um produto seja verdadeiramente sustentável sua embalagem também precisa seguir essa lógica. Foi com o objetivo de oferecer um produto que conversasse com o mundo sustentável e mantivesse a experiência de consumo intacta que a Ibema desenvolveu o Ibema Naturale.
Essa solução consiste em um papel cartão de alta rigidez produzido com fonte renovável e 70% menos adição de químicos, sendo ideal para embalar alimentos de fast food, delivery e take away, além de cosméticos e itens de higiene pessoal e do lar destinados ao e-commerce. Esse tipo de produto, que visa à substituição de plásticos, segue de acordo com as tendências de consumo sustentável.
No ano passado, o Mercado Livre divulgou o estudo “Tendências de consumo on-line com impacto positivo”, elaborado com base em dados da plataforma referentes ao período de abril de 2021 a março de 2022 e a compras realizadas no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México. No período, 4,3 milhões de consumidores adquiriram mais de 7,3 milhões de produtos sustentáveis ou de impacto positivo, que geram benefícios socioambientais ou reduzem os impactos no meio ambiente. O Brasil responde por parcela significativa desse mercado: 40%.
“No contexto no qual vivemos, o consumidor quer experiências totalmente sustentáveis, da embalagem até o produto. O Ibema Naturale, junto dos outros produtos sustentáveis da empresa, foi lançado para abrir o diálogo com esse novo mundo, pautado pela sustentabilidade, e com esse consumidor mais consciente, que ganha cada vez mais espaço e poder de compra”, concluiu Diego Gracia.