Flexografia se consolida como técnica de impressão versátil na indústria de embalagens
Com alta velocidade de produção e capacidade de imprimir em diversos materiais, a flexografia oferece soluções econômicas e de qualidade para grandes volumes de embalagens
A flexografia continua sendo uma das técnicas de impressão preferidas na indústria de embalagens, especialmente devido ao seu custo-benefício e eficiência em comparação com outras soluções de impressão. Além de oferecer processos mais rápidos, essa técnica possibilita a impressão em uma ampla variedade de materiais, ou substratos, como papelão ondulado, plástico e papel.
Um dos materiais que mais se beneficia da flexografia é o papelão ondulado, amplamente utilizado para embalagens. Devido à sua natureza ondulada, esse material requer uma abordagem específica durante o processo de impressão, pois tende a absorver mais tinta que o papelão comum. Esse fator demanda controle rigoroso para garantir a qualidade e o acabamento desejado. O uso da flexografia nesse tipo de substrato é popular na produção de embalagens para alimentos, líquidos, e em caixas de papelão dobrável.
A flexografia também tem se destacado por suas vantagens econômicas. A técnica é uma solução atrativa para empresas que necessitam de grandes volumes de embalagens ou recipientes, já que, além de ser um processo mais rápido, os custos envolvidos nos recursos utilizados são menores. Entre os benefícios, destacam-se a rapidez na entrega dos produtos impressos e a alta qualidade no acabamento.
Por fim, para que a flexografia atenda às exigências de diversos tipos de substratos, é fundamental que as máquinas de impressão sejam compatíveis com os materiais a serem trabalhados, garantindo assim a flexibilidade e a precisão necessárias para cada projeto de embalagem.