Estudo revela que embalagem sustentável influencia diretamente a escolha e fidelidade dos consumidores
Pesquisa da Pro Carton mostrou que mais de 40% dos consumidores europeus escolhem marcas com base no tipo de embalagem utilizada, destacando a importância da reciclabilidade e do uso de materiais renováveis
Um novo estudo divulgado pela Pro Carton, que consultou mais de 5 mil consumidores em toda a Europa, revelou o papel significativo da embalagem na decisão de compra e na fidelidade à marca. O levantamento mostrou uma crescente preferência dos consumidores por opções de consumo sustentável, destacando que o tipo de embalagem do produto influencia diretamente a escolha final de compra.
De acordo com os dados, 41% dos entrevistados afirmaram ter escolhido uma marca especificamente por causa da embalagem utilizada nos últimos 12 meses, apontando a importância da embalagem na criação de fidelidade à marca.
Entre os fatores que motivaram os consumidores a mudarem de marca ou produto, as principais razões foram: a embalagem não ser reciclável (50%), o produto ou a marca não utilizar embalagens desnecessárias (48%), o uso de plásticos (41%) e a ausência de um compromisso ambiental por parte da marca (28%). Além disso, 26% dos entrevistados apontaram a disponibilidade de opções de recarga ou reutilização como um diferencial importante.
No que diz respeito às características mais valorizadas nas embalagens, a facilidade de reciclagem aparece em primeiro lugar, seguida pelo uso de materiais renováveis, a possibilidade de fechamento da embalagem, a proteção ao produto e a facilidade de abertura. Informações nutricionais e sobre a marca também foram citadas, embora com menor relevância.
O estudo também destacou que 82% dos consumidores estão muito conscientes sobre a reciclabilidade das embalagens, e a confiança na coleta e reciclagem de papelão permanece alta entre os participantes da pesquisa.