Empresas ampliam uso de embalagens de papel e destacam atributos sustentáveis e de marca
Pesquisa da Empapel e Two Sides Brasil revelou mudanças no perfil dos decisores e reforçou valorização do papel como ferramenta de comunicação e sustentabilidade
A preferência pelas embalagens de papel segue em ascensão entre as empresas de diversos setores, de acordo com a 2ª edição da pesquisa Percepções & Oportunidades para Embalagens de Papel, realizada pela Quórum Brasil a pedido da Empapel e da Two Sides Brasil. O estudo atualizou dados de 2019 e teve como base entrevistas com 87 profissionais de 40 companhias dos setores alimentício, farmacêutico, têxtil, automotivo, de higiene e limpeza, brinquedos, cosméticos, entre outros.
Com o objetivo de mapear as tendências e percepções atuais sobre as embalagens sustentáveis, o levantamento identificou mudanças significativas no perfil dos responsáveis pelas decisões sobre o tipo de embalagem utilizado. Se em 2019 os departamentos de suprimentos e desenvolvimento de embalagens lideravam esse processo, hoje quem assume papel central são as áreas de qualidade e marketing. A mudança sugere que os critérios de escolha passaram a incorporar, além da sustentabilidade, aspectos relacionados à performance e à imagem da marca.
“Está claro que, para além do atributo de sustentabilidade, as embalagens de papel têm ganhado espaço como um veículo de comunicação de marca e transmissão de valor. A digitalização tem impulsionado este movimento e aquela embalagem que era vista como mera necessidade para armazenamento e transporte, hoje torna-se, cada vez mais, uma ferramenta de aproximação entre marca e cliente”, afirmou José Carlos da Fonseca Jr., presidente-executivo da Empapel.
O uso de embalagens de papel também apresentou crescimento em relação à edição anterior do estudo. Entre os materiais citados com maior frequência, destacam-se papel, papel cartão e papelão ondulado. O papel passou de 62% para 65% das menções, o papel cartão foi de 57% para 60%, e o papelão ondulado subiu de 65% para 70%. Embora esses números não representem participação de mercado, indicam uma valorização crescente desses materiais entre os profissionais entrevistados.
Fabio Mortara, presidente da Two Sides Brasil, chamou atenção para a comparação entre os dados da nova edição e aqueles divulgados em 2020, o que reforçou a percepção de crescimento nas oportunidades relacionadas às embalagens de papel. “Qualidade, como mostra a pesquisa, é o principal requisito dos compradores de embalagens e isso se coloca como o desafio maior para toda a indústria de papel, cartão e papelão”, destacou.
A pesquisa também reafirmou a relevância da sustentabilidade como critério decisivo. Os atributos ligados ao papel, como reciclabilidade e biodegradabilidade, foram amplamente reconhecidos pelos participantes. Além disso, 27% declararam considerar substituir o material que utilizam atualmente por uma opção mais sustentável. Por outro lado, 59% dos entrevistados apontaram a falta de informações como um entrave para decisões mais assertivas.
Os resultados revelaram uma consciência ambiental cada vez mais presente nas estratégias corporativas e indicam uma tendência de expansão do papel como material alinhado tanto às demandas sustentáveis quanto à comunicação com os consumidores.















