NotíciasPackaging no Brasil

Empapel tem perspectiva otimista para 2023

Gabriella Michelucci, presidente do Conselho de Administração da Empapel, indica fatores que sustentam visão positiva para este ano

Com o início de um novo ano, a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel) fez um levantamento sobre o ano de 2022 e indicou sua visão para o ano de 2023, para o setor de embalagens de papel e papelão ondulado.

Segundo Gabriella Michelucci, presidente do Conselho de Administração da Empapel, o primeiro semestre de 2022 foi de queda, em especial o primeiro trimestre – com redução de 9,7% na expedição, em relação ao mesmo período de 2021. Já o segundo trimestre apresentou queda menos acentuada, de 2,2%, frente ao mesmo trimestre do ano anterior.

No segundo semestre, por sua vez, houve uma recuperação, com crescimento no terceiro trimestre e provável aumento de 2% no quarto trimestre. Com isso, o ano deve encerrar com queda de 1,7%. Contudo, o número reflete o patamar de comparação com um período muito alto. “2021 foi o melhor ano do nosso mercado. Então, essa queda de 1,7%, ainda deixa o patamar da indústria alto. Isso é bastante positivo”, explicou Gabriella.

De acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas, as projeções são positivas para 2023, com crescimento estimado de 3% a 3,5%. Gabriella lembra que, com a chegada do novo governo federal abre-se perspectivas animadoras.

“Os primeiros seis meses vão ser de muitas discussões entre Executivo e Congresso. O consumidor quando não tem confiança, age com redução de consumo. Por outro lado, temos uma injeção importante para acontecer no mercado. A PEC (da Transição) sendo aprovada (como foi de fato aprovada nesse dia 21 de dezembro de 2022 pelo Congresso Nacional), são R$ 170 bilhões extras no Orçamento indo quase tudo diretamente para melhorar a renda das famílias, dos consumidores”, lembrou a executiva.

Há também o movimento que está ocorrendo de substituição de materiais de embalagens: “Atualmente há uma migração muito rápida nas cervejarias. Quando se olha para sacos industriais, também existe um overlap muito grande e também uma migração. Há muitas oportunidades ainda, através do crescimento do e-commerce, o que tem gerado um aumento em relação aos modelos anteriores (de crescimento)”, apontou a presidente.

Além disso, ainda é preciso considerar a questão ambiental, que tanto consumidores, quanto governos, têm incentivado a indústria a liderar o processo. “Cada vez mais o consumidor quer receber na sua casa uma embalagem sustentável. A embalagem de papelão ondulado tem a segunda melhor taxa de reciclagem do Brasil e está entre as melhores do mundo. A indústria brasileira de reciclagem para esse tipo de embalagem é completa”, acrescentou Gabriella.

“Há outros mercados que vêm crescendo também em termo de uso de embalagens de papel. É uma embalagem que pode servir para dois propósitos: transporte e exposição. Isso ajuda na diminuição da quantidade de embalagens e de tempo para o varejista. O movimento para embalagens de papel cartão está bastante forte. É um mercado que competia muito com outros materiais”, completou a executiva.

Fonte
Empapel
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo