Empapel destaca embalagens de papel como solução sustentável na 30ª Hortitec
Associação apresentará sistemas de paletização, sacarias para grãos e atributos ambientais do papel durante feira em Holambra (SP)

A Empapel – Associação Brasileira de Embalagens em Papel – marcará presença na 30ª edição da Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura –, que acontece entre os dias 25 e 27 de junho, em Holambra (SP). Durante o evento, a entidade destacará a versatilidade das embalagens de papel e sua contribuição para a sustentabilidade no agronegócio.
No estande da associação, visitantes poderão conhecer aplicações específicas do papel no setor hortifrutícola, com foco no sistema modular de paletização. A tecnologia, baseada em caixas de papelão com três dimensões padronizadas e travas para empilhamento, facilita o armazenamento e o transporte de frutas, legumes e verduras. O modelo também permite a formação de cargas mistas e melhora a ventilação, estando alinhado com padrões internacionais.
Além das caixas modulares, a Empapel também apresentará alternativas de embalagens para outros segmentos agrícolas, como sacarias para grãos. Os materiais informativos disponíveis no local trarão dados sobre os atributos ambientais do papel, como a origem renovável da matéria-prima e seu alto índice de reciclabilidade.
“Atualmente, destinamos cerca de 8% da produção de caixas de papelão é destinada para a hortifruticultura. A Hortitec é mais uma oportunidade de estarmos com os produtores rurais demonstrando que, além de versáteis e resistentes, as embalagens de papel são ambientalmente amigáveis, pois vêm de fontes renováveis, estocam carbono, e altamente recicladas e biodegradáveis. Ademais, com o avanço da tecnologia, as impressões em caixas de papelão estão cada vez mais realistas, permitindo produzir em larga escala, sem prejudicar a personalização do produto. Um diferencial extra para comunicação do produto, da marca e de seus valores”, afirmou José Carlos da Fonseca Jr., presidente-executivo da Empapel.
Entre os destaques do estande da associação na Hortitec estão:
Sustentabilidade – Todo o papel produzido no Brasil provém de árvores plantadas exclusivamente para fins industriais, geralmente cultivadas em áreas previamente degradadas. O país alcança um índice de reciclagem de 58% para esse material, o que contribui para a redução da pressão sobre florestas nativas.
Resistência – Há opções de embalagens de papel desenvolvidas para diferentes finalidades, com resistência a impacto, rasgos, peso e umidade, entre outras demandas específicas.
Personalização – O avanço da impressão digital permite maior definição nos rótulos e estampas, possibilitando a customização das embalagens conforme as necessidades do cliente e valorizando a comunicação visual do produto.
O estande da Empapel estará localizado no pavilhão azul, número 107.