Embalagens ‘verdes’ ganham força no delivery e e-commerce
Além dessas iniciativas em soluções sustentáveis de embalagens, outro conceito vem ganhando força junto à indústria e ao varejo, chamado de ecologística

A pandemia mudou definitivamente os hábitos de consumo dos brasileiros nas compras on-line e refeições para viagem, o que afetou diretamente a indústria de embalagens. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), entre 2020 e 2021, os materiais recicláveis secos, como plástico, papel e papelão, representaram 33,6% do total de resíduos sólidos urbanos (82,5 milhões de toneladas anuais) produzidos naqueles dois anos.
Nesse sentido, um dos principais desafios do e-commerce e do delivery está na utilização de embalagens “verdes” como uma alternativa sustentável para sua atuação.
“Repensar a estratégia de packaging com foco na sustentabilidade não é algo secundário, significa adaptar sua estratégia de negócios para um mercado em constante evolução”, afirmou Marco Lazarini, líder de Packaging Solutions da empresa de logística DHL Supply Chain na América Latina
Segundo Lazarini, uma estratégia ainda pouco explorada no Brasil é a integração dos processos de packaging à cadeia de suprimentos, ou seja, da fábrica ou armazém até o fornecedor de embalagens.
Com o provedor logístico envolvido desde o princípio, a embalagem é desenvolvida de maneira a ter um aproveitamento logístico maior nas etapas de estoque, paletização e cubagem para embarque”, explicou o executivo.
INICIATIVAS IFOOD
Em 2021, o iFood firmou uma parceria com a Suzano para criar embalagens mais sustentáveis, e como resultado obteve o papel cartão Bluecup Bio, revestido com resina biodegradável à base de água e livre de plásticos. A solução esteve presente no Rock in Rio, como iniciativa sustentável na alimentação do evento.
Outra ação sustentável do aplicativo de delivery é a parceria com a Klabin, em que o iFood oferece aos restaurantes da plataforma a oportunidade de comprar embalagens sustentáveis com desconto. Além disso, a parceria com a startup argentina growPack pretende trazer ao mercado embalagens compostáveis.
Para André Borges, líder de Sustentabilidade do iFood, a empresa busca incentivar o cliente pelo aplicativo a reduzir o envio de plástico nos pedidos, além de investir em projetos de reciclagem para cumprir a meta de zerar a poluição plástica das operações e neutralizar a emissão de carbono até 2025.
ECOLOGÍSTICA
Além dessas iniciativas em soluções sustentáveis de embalagens, outro conceito vem ganhando força junto à indústria e ao varejo, chamado de ecologística, ou green logistics. Trata-se de um conjunto de medidas, ações e políticas sustentáveis que tem por principal objetivo reestruturar processos logísticos para que gerem menos impacto ao meio ambiente, envolvendo a produção, armazenamento, transporte e retorno dos resíduos.
Nesse contexto, a embalagem precisa ser além de resistente, de fácil manuseio e atraente na gôndola. Para Beatriz Luz, diretora da Exchange 4Change Brasil, organização que orienta a transição para a economia circular, explica que “a embalagem deve ser eficiente na proteção do produto, exibição e experiência do consumidor, mas, também, própria para ser reciclada”.