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Embalagem sustentável é determinante na decisão de compra, aponta pesquisa

Mesmo no cenário desafiador atual, o consumidor se preocupa cada vez mais com as mudanças climáticas

Recentemente, a Smufit Kappa divulgou um relatório feito em parceria com a Drapers, revelando que as embalagens sustentáveis ainda são um fator importante nas decisões de compra dos consumidores. A pesquisa levou em consideração o cenário desafiador atual, que inclui problemas na cadeia de suprimentos, aumento da inflação e a guerra na Ucrânia.

Mesmo nesse contexto, dois terços dos entrevistados afirmaram que querem ser mais sustentáveis e mais de um terço comprou um produto com base na sustentabilidade. de sua embalagem. Nesse sentido, o relatório Sustentabilidade e Consumidor 2022 da Drapers aponta uma crescente preocupação com as mudanças climáticas, que está influenciando as decisões de compra, apesar da volatilidade no cenário mundial.

“A embalagem é um sinal visível e tangível do compromisso de uma marca com a sustentabilidade. Ao mudar de um material de embalagem insustentável para um material de embalagem sustentável, como, por exemplo, papel, você está demonstrando um compromisso ativo de se tornar mais sustentável”, comentou Eddie Fellows, CEO da Smurfit Kappa Reino Unido e Irlanda.

RECICLABILIDADE

Dessa forma, a reciclabilidade das embalagens é um fator essencial para os consumidores na avaliação do impacto ambiental – 65% dos entrevistados afirmaram que saber que a embalagem é reciclada é importante, enquanto 42% afirmaram que o uso de conteúdo reciclado é importante.

Outros 49% indicaram que o uso de uma pequena quantidade de materiais é importante para eles, afirmando que o uso excessivo de embalagens se tornou um “bicho-papão de muitos”, principalmente quando se trata de compras online

CUSTO

No entanto, apesar da preferência por embalagens sustentáveis, o apetite do consumidor para pagar por elas permanece menos claro. O relatório indicou que pouco mais da metade (51%) acredita que as embalagens sustentáveis não devem ter um custo para si mesmas.

A pesquisa apontou que um grupo mais jovem (18 a 24 anos) está mais feliz em pagar por embalagens sustentáveis (64%), enquanto um recorte de consumidores mais velhos (55 a 60 anos) não está disposto a pagar o preço extra associado a embalagens sustentáveis (65%) e acreditam que esses custos devem ser absorvidos pelo varejista.

GREENWHASING É UMA PREOCUPAÇÃO

 O relatório também destacou o desejo dos consumidores de que as empresas validem suas alegações de sustentabilidade. Enquanto 62% dos entrevistados disseram que geralmente aceitam as alegações de sustentabilidade feitas pelas empresas, 21% dos consumidores não acreditam nessas afirmações e apenas 17% sempre as aceitam, uma queda de 2% em relação aos dados do ano passado

Esse crescente ceticismo do consumidor também resultou em um nível reduzido de confiança nas marcas, com 71% dos consumidores dizendo que nem sempre confiam em marcas que afirmam ser sustentáveis.

Comentando as descobertas do relatório, Garrett Quinn, diretor de sustentabilidade da Smurfit Kappa, disse que “os consumidores se preocupam cada vez mais com o que uma marca está ‘fazendo’, em vez do que uma marca está ‘diz que está fazendo’. Isso pode ser feito através de uma infinidade de maneiras, porém uma das formas mais pertinentes é através da certificação e validação de terceiros”.

“O trabalho que temos feito no espaço da sustentabilidade tem sido reconhecido por líderes terceiros, como a iniciativa Science Based Targets, MSCI e Sustainalytics. A garantia e a certificação de terceiros de nossas credenciais de sustentabilidade, nos ajuda como empresa e mostra aos nossos clientes que o trabalho que estamos fazendo no espaço de sustentabilidade não passa despercebido”, acrescenta o executivo

61% dos entrevistados afirmaram que são mais propensos a comprar algo se tiver uma certificação ou selo de aprovação de uma autoridade de sustentabilidade reconhecida, com esse número sobe para 70% para as pessoas de 35 a 44 anos.

A SUSTENTABILIDADE VEIO PARA FICAR

O relatório destaca claramente um ponto fundamental – a sustentabilidade está aqui para ficar. Cerca de 77% dos entrevistados agora consideram seriamente a sustentabilidade na compra de moda, um ligeiro aumento em relação ao número de 75% de 2021.

Apesar desse aumento, os consumidores continuam equilibrando outras prioridades – como preço e qualidade – ao considerar a compra ética.

Fonte
Smurfit Kappa
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