Embalagem de café inspirada em Oscar Niemeyer recebe prêmios nacionais
Desenvolvida pela Gonçalves Packaging, embalagem do Microlote Edição Oscar Niemeyer, de Orfeu Cafés Especiais, se destacou por design arquitetônico inovador e conquistou reconhecimento no setor

A embalagem em papel cartão do Microlote Edição Oscar Niemeyer, de Orfeu Cafés Especiais, desenvolvida pela Gonçalves Packaging, foi reconhecida com diversos prêmios nacionais em 2024 e 2025. O produto é originado de um microlote exclusivo de café cultivado na Fazenda Rainha, localizada nas proximidades da Capela Santa Clara, uma das últimas obras projetadas por Oscar Niemeyer. A edição limitada tem como diferencial uma embalagem inspirada nas formas arquitetônicas do renomado arquiteto, indo além dos padrões convencionais do setor.
Segundo Juliana Gonçalves, CEO da Gonçalves Packaging, o projeto teve como objetivo romper com o tradicional e incorporar um conceito arquitetônico inovador em um cartucho de papel. “O cliente propôs a produção de uma embalagem que rompesse com o tradicional para esta categoria de produtos e ainda trouxesse uma estrutura arquitetônica inovadora; tudo em um cartucho de papel. O desafio foi aceito e o conceito do designer Pedro Cappeletti foi materializado pelo time de designers e técnicos da Gonçalves Packaging”, afirmou.
A embalagem recebeu importantes prêmios do setor, incluindo:
- Dois troféus Ouro no Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, nas categorias Design Estrutural – Forma e Embalagem e Mercado – Bebidas Não Alcoólicas;
- Prêmio Grandes Cases de Embalagem;
- Três Prêmios Embanews, nas categorias Premium, Design (Desenho Estrutural da Embalagem) e Marketing (Case/Linha de Produto Diferenciada pela Embalagem);
- Finalista no Prêmio Fernando Pini, da Abigraf.
O design do cartucho se destacou por adotar linhas sinuosas e curvilíneas, em contraste com as embalagens tradicionais de café, que costumam apresentar estruturas retilíneas. Cada uma das quatro versões exclusivas do Microlote traz formas inspiradas nas construções de Niemeyer, buscando refletir sua identidade visual e conceito estético. Dessa forma, a embalagem propõe uma nova linguagem visual para o segmento de Cafés Especiais, valorizando tanto a tradição cafeeira brasileira quanto a criatividade da indústria gráfica e a herança cultural nacional.
DESIGN E SUSTENTABILIDADE
A embalagem da Edição Especial Oscar Niemeyer utiliza um design minimalista, apostando no branco puro para ressaltar as formas inspiradas no arquiteto. O conceito estético busca transmitir sofisticação por meio da simplicidade, conferindo destaque às curvas da estrutura.
Além do apelo visual, a embalagem também foi projetada para comunicar a exclusividade do produto. “Este cartucho surge como um símbolo de exclusividade e certamente conquistará os consumidores que valorizam design e história aliados a um produto de altíssima qualidade”, destacou Juliana Gonçalves. Ela explicou que o design exigiu ajustes específicos nos processos de corte, vinco e colagem para viabilizar a produção em escala. “Chegamos ao padrão estético desejado e viabilizamos a produção, em escala, de um design autoral fornecido pelo cliente”, completou.
Para Fábio Gianetti, diretor de Marketing de Orfeu Cafés Especiais, a embalagem foi pensada para estar à altura da homenageada. “Mais do que uma homenagem a um dos maiores nomes da arquitetura de todos os tempos, este lançamento é também a nossa forma de retribuir ao presente que Niemeyer nos ofereceu com a Capela Santa Clara”, afirmou.
O cartucho é produzido em papel cartão reciclável e impresso com tintas orgânicas, livres de solventes, reforçando os valores de sustentabilidade e responsabilidade ambiental da marca.