E-commerce movimenta R$ 2,7 bilhões entre pequenas e médias empresas em 2022
Um dos principais impulsionadores do consumo de embalagens, o comércio eletrônico apresentou crescimento de vendas em 2022, mesmo após a retomada do comércio físico

Segundo dados da 8ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre e-commerce e empreendedor brasileiro realizado pela Nuvemshop, as pequenas e médias empresas (PMEs) movimentaram um valor de R$ 2,7 bilhões no comércio eletrônico durante o ano de 2022, alta de 17% ante o mesmo período em 2021.
De acordo com o estudo, as PMEs venderam 46,5 milhões de produtos on-line no último ano, quantidade 4,5% superior à de 2021. Outro dado que teve crescimento foi o volume de pedidos, que atingiu 10,9 milhões no mesmo período, bem como o ticket médio em 2022, que foi de R$ 246,81, valor 12,5% maior do que em 2021.
Conforme aponta Luiz Natal, gerente de desenvolvimento da plataforma da Nuvemshop, as empresas tiveram que superar um cenário econômico desafiador nesse período.
“O primeiro semestre do ano manteve o crescimento acelerado, mesmo após o retorno do comércio físico à normalidade. Já no segundo semestre, o varejo on-line enfrentou desafios por conta do contexto econômico mundial, eleições presidenciais e eventos esportivos, resultando em taxas menores de crescimento”, indicou o executivo.
O levantamento mostrou também que o estado de São Paulo liderou o maior faturamento com e-commerce no último ano, com R$1,3 bilhão. Na sequência está Minas Gerais, com R$ 289,5 milhões, Rio de Janeiro, cerca de R$ 189,4 milhões, e o Ceará, com R$ 150,6 milhões. Já os tados que apresentaram maior crescimento foram Santa Catarina e Goiás, com 39% e 75% de aumento no faturamento, respectivamente.
Além disso, a pesquisa mostrou que 72% desses empreendedores não possuem loja física. Contudo, o e-commerce não é a única fonte de renda para 41% dos lojistas, sendo assim, não é seu único foco ou trabalho.