DS Smith anuncia dois novos produtos com foco em sustentabilidade e e-commerce
Em entrevista, José Oliveira, Country Sales, Marketing & Innovation Director da empresa adiantou detalhes sobre os novos lançamentos

José Oliveira, Country Sales, Marketing & Innovation Director da DS Smith, contou que a companhia britânica vai lançar duas novas soluções de embalagens este ano. O executivo apontou também que as inovações da empresa seguem em resposta às tendências de sustentabilidade e e-commerce.
“As mais recentes inovações estão direcionadas, sobretudo, para a necessidade de substituição dos plásticos de uso único e para dar resposta ao crescimento exponencial do e-commerce”, afirmou Oliveira.
PORTFÓLIO
Em entrevista à Hipersuper, o executivo falou do portfólio da companhia, em especial a solução Ecovete, produto 100% reciclável desenvolvido em Portugal para o setor hortofrutícola. Já para o e-commerce, o executivo apontou que o crescimento deste canal de vendas tem criado novos desafios para o setor de embalagens.
“O crescimento deste canal tem dado uma maior relevância ao packaging de cartão canelado e esse tem sido igualmente um desafio, no sentido de criar soluções à medida das necessidades dos clientes e que garantam a proteção dos produtos, melhorem a experiência de compra, potenciem a imagem da marca e permitam a comunicação com o utilizador final”, disse o executivo.
LANÇAMENTOS
Sobre as novidades para 2023, José adiantou que a DS Smith apresentará uma solução inovadora de packaging para embalagens primárias, sendo uma embalagem agrupadora (conhecida no setor como wraparound), cujas características permitem diminuir a quantidade de fibras utilizadas e proteger a embalagem primária, ao evitar a deformação causada pelo empilhamento. Assim, o novo produto contribuirá para redução de emissões de CO2 e de custos na cadeia produtiva.
Já o outro lançamento, destinado ao e-commerce, visa à substituição dos tradicionais envelopes de plástico, com o diferencial de se adaptarem ao volume do conteúdo, além do papel bolha incluso para acondicionamento interior dos produtos.
“Além da proteção e da facilidade de utilização, os envelopes destacam-se pelo fato de serem uma alternativa sustentável, o que se enquadra nos nossos objetivos de desenvolver soluções que minimizem a utilização de plásticos neste setor”, acrescentou o diretor.
TENDÊNCIAS NO MERCADO DE EMBALAGENS
Conforme ressalta o executivo, a sustentabilidade permanece como uma das grandes tendências. “Os consumidores exigem cada vez mais produtos e serviços sustentáveis e, ao mesmo tempo, têm a expectativa de que as empresas reduzam radicalmente o seu impacto no meio ambiente”, comentou Oliveira.
Dessa forma, segundo ele, as marcas estão cada vez mais comprometidas com objetivos focados na circularidade e sustentabilidade de suas embalagens.
“Atualmente, qualquer produto comercializado numa embalagem pouco sustentável corre sérios riscos comerciais, como demonstrou um estudo que realizámos com a Ipsos Mori, segundo o qual 29% dos consumidores na Europa e 39% em Portugal já deixaram de comprar a determinadas marcas porque o seu packaging não era sustentável”, informou o executivo.
Por fim, para José, a personalização do packaging é também cada vez mais determinante para as marcas, pois contribui para captar a atenção e garante a diferenciação entre a concorrência no ponto de venda
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