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Confira 5 tendências para embalagens de papel em 2023

Da sustentabilidade ao unboxing, o mercado de packaging deve permanecer em alta durante este ano

Com o desenvolvimento acelerado do setor de packaging nos últimos anos, impulsionado pelos novos hábitos de consumo após a pandemia, o mercado observou um crescimento na busca por embalagens de papel, por sua origem sustentável e reciclabilidade.

Nesse contexto, foi observado um crescimento acima do padrão nos últimos três anos, mesmo com uma retração em 2022, mas que permanece em um patamar elevado.

Com isso, algumas tendências foram apontadas para 2023 nesse setor cheio de possibilidades e potencial. Confira as 5 principais tendências para o mercado de embalagens de papel em 2023:

  • Embalagens Sustentáveis

A sustentabilidade é a principal tendência entre as marcas e os consumidores, motivado pela crescente preocupação com mitigar os impactos do consumo no meio ambiente. A aposta é que além dos materiais já recicláveis e biodegradáveis inerentes do processo sustentável do setor, novas soluções e tecnologias possibilitem a substituição de plásticos por embalagens à base de papel, mantendo a funcionalidade e qualidade.

  • Embalagens Minimalistas

Presente no mercado de vestuário e acessórios, o conceito do minimalismo tem sido adotado por marcas de e-commerce e varejo em suas embalagens, com pouco design gráfico e conceito mais “clean” – o famoso “menos é mais”. Essa proposta também conversa com um público-alvo mais focado em simplicidade e sofisticação.

  • Embalagens Interativas

A interatividade está presente em museus, exposições e obras artísticas, alcançando também o mercado de embalagens. Uma das ideias que costumam integrar esse tipo de projeto são os QR Codes, que permitem que o consumidor acesse um conteúdo exclusivo que agregue valor ao produto e a marca – dependendo de sua estratégia e segmento de atuação.

  • Embalagens Funcionais

Além da interatividade, a funcionalidade das embalagens pode colaborar com processos internos da empresa, oferecendo meios para pesquisas de satisfação on-line, possibilitando a troca por brindes, integrando cupons, ou se transformando em outros produtos, como um brinquedo para crianças ou adereços de decoração.

  • Embalagens Personalizadas

A personalização de embalagens tem sido uma aliada poderosa do pós-venda, possibilitando a experiência do cliente com o unboxing, incluindo uma identidade e comunicação própria, e funciona como uma ferramenta de fidelização e marketing, além de agregar visibilidade no ponto de venda.

Fonte
Jornal Dia a Dia
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