Clearwater Paper tem lucro líquido de US$ 15 milhões no segundo trimestre
As vendas líquidas nos segmentos de celulose e papelão foram de US$ 296 milhões no segundo trimestre de 2022, um aumento de 30%

A Clearwater Paper, fornecedora norte-americana de produtos de papel tissue e papelão branqueado, divulgou seus resultados financeiros do segundo trimestre e do primeiro semestre de 2022.
“Continuamos nossa tendência de forte desempenho no segundo trimestre devido à sólida execução operacional e melhores preços em ambos os negócios”, disse Arsen Kitch, presidente e CEO. “Nosso negócio de papelão continuou a apresentar forte demanda e preços, enquanto nossos volumes de tissue aumentaram devido à maior demanda do consumidor por produtos de marca própria”.
RESULTADOS GERAIS
Para o segundo trimestre de 2022, a Clearwater Paper registrou vendas líquidas de US$ 526 milhões, um aumento de 30% em relação ao segundo trimestre de 2021. O lucro líquido reportado chegou a US$ 15 milhões, ou US$ 0,86 por ação diluída. O Ebitda ajustado para o trimestre foi de US$ 63 milhões, comparado a US$ 15 milhões no ano passado.
Nos primeiros seis meses, a empresa registrou vendas líquidas de US$ 1 bilhão, um aumento de 22% em relação ao mesmo período em 2021. O lucro líquido do primeiro semestre somou US$ 31 milhões, ou US$ 1,83 por ação diluída. O Ebitda ajustado ficou em US$ 122 milhões, comparado a US$ 69 milhões no ano passado.
PRODUTOS DE CELULOSE E PAPELÃO
As vendas líquidas nos segmentos de celulose e papelão foram de US$ 296 milhões no segundo trimestre de 2022, um aumento de 30% em relação ao segundo trimestre de 2021, de US$ 227 milhões.
A receita operacional dos segmentos no segundo trimestre de 2022 somou US$ 52 milhões, em comparação com US$ 13 milhões no segundo trimestre de 2021.
O Ebitda ajustado ficou em US$ 61 milhões no segundo trimestre de 2022, comparado a US$ 22 milhões no segundo trimestre de 2021.
No semestre, as vendas líquidas foram de US$ 562 milhões, um aumento de 26% na comparação anual. A receita operacional somou US$ 102 milhões, em comparação com US$ 38 milhões no mesmo período no ano anterior.
O Ebitda ajustado foi de US$ 121 milhões nos primeiros seis meses de 2022, comparado a US$ 56.
O aumento da receita operacional, e do Ebitda ajustado, foi impulsionado por maiores preços de venda e ausência de grandes manutenções planejadas, parcialmente compensadas por maiores custos de insumos, especificamente relacionados a produtos químicos, frete e energia.
VOLUMES E PREÇOS DE VENDAS DE PAPELÃO
O volume de vendas de papelão foi de 215.903 toneladas no segundo trimestre de 2022, um aumento de 8% em relação ao mesmo período no ano passado. No semestre, o volume de vendas foi de 417.259 toneladas, um aumento de 2%.
O preço líquido médio de venda de papelão aumentou 26% para US$ 1.332 por tonelada no segundo trimestre de 2022. Considerando os primeiros seis meses do ano, o preço aumentou 25% na comparação anual.
PERSPECTIVAS DA EMPRESA
“A inflação continua sendo um tema-chave em ambos os nossos negócios e deve persistir no terceiro trimestre. Continuamos com nossos esforços para compensar essas pressões de custos com melhorias operacionais e preços. Além disso, nosso foco na geração de fluxo de caixa nos permitiu atingir nossa meta de alavancagem e esperamos discutir nossas prioridades de alocação de capital no final do ano”, concluiu Kitch.