NotíciasPapel cartão

Caixa da Metsä Board conquista prêmio por excelência em impressão

Design inovador e sustentável foi reconhecido no prêmio “Excelência em Flexografia 2024”

A caixa da Metsä Board para o sorvete Twist, produzida pela Adara Pakkaus, foi a vencedora do prêmio “Excelência em Flexografia 2024” na categoria Autopromoção. O prêmio, considerado o mais importante da indústria de flexografia dos Estados Unidos, reconhece a excelência em design, impressão e funcionalidade de embalagens. 

A Metsä Board, em colaboração com líderes do setor, redesenhou a caixa de casquinha de sorvete, um dos itens mais populares nos corredores de alimentos congelados. A equipe investigou todas as etapas da cadeia de valor, desde a produção do material até o uso de tintas e logística, buscando soluções inovadoras e sustentáveis. 

O resultado foi uma embalagem leve e resistente, fabricada com materiais de fibra fresca cuidadosamente selecionados e impressa com tecnologia flexográfica de última geração. Essa combinação resultou em gráficos de meio-tom incomparáveis em altíssima resolução de impressão de 188 lpi, além de excelente usabilidade. 

A equipe do projeto incluiu designers de embalagem da Futupack, o fabricante de embalagens Adara Pakkaus, o fornecedor de clichês de flexografia Marvaco, o fornecedor de tintas Siegwerk e o Dr. Kai Lankinen, especialista em impressão ECG, que atuou como consultor. 

O kraftliner branco de duas faces MetsäBoard Prime WKL (125 g/m²) foi escolhido para o revestimento superior devido ao seu peso leve e superfície lisa, que garantem a reprodução de imagens detalhadas. Já o revestimento interno e a onda foram feitos de kraftliner sem revestimento MetsäBoard Natural WKL Bright (90 g/m²), ideal para embalagens pequenas e leves que exigem alta resistência. Ambos os materiais são produzidos com fibra de madeira fresca pura e rastreável, tornando a embalagem facilmente reciclável ou compostável, além de segura para contato com alimentos. A escolha de utilizar dois materiais da mesma família simplificou a produção sem comprometer a qualidade final. 

Outro ponto importante do projeto foi a minimização do uso de tinta, preservando a reconhecibilidade de cada variedade de sorvete. A impressão em processo foi selecionada como método de impressão, eliminando a necessidade de cores especiais e aumentando a eficiência e flexibilidade. 

O design inovador da caixa também se destacou pela facilidade de abertura, que dispensa o uso de peças plásticas ou ferramentas especiais. Essa característica contribuiu para a redução do impacto ambiental da embalagem. 

“Este projeto demonstra o poder do trabalho em equipe integrado para alcançar excelente funcionalidade e eficiência de recursos”, afirmou Ilkka Harju, diretor de Serviços de Embalagem da Metsä Board. “Ao combinar nossa experiência em materiais e conhecimento de design com uma ampla rede de parceiros, conseguimos criar uma solução inovadora e de alta qualidade para embalagens onduladas”. 

Fonte
Metsä Board
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo