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Brinquedos de papelão incentivam inclusão e sustentabilidade na educação infantil

Iniciativa propõe materiais lúdicos que representam a diversidade, estimulam o desenvolvimento das crianças e promovem a conscientização ambiental dentro da sala de aula

Com o início do ano letivo se aproximando, as escolas se preparam para receber os alunos com um planejamento pedagógico estruturado. Na educação infantil, essa organização tem como foco o desenvolvimento integral das crianças, considerando aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos. Além de um ambiente acolhedor e dinâmico, estratégias lúdicas são essenciais para estimular o aprendizado.

Nesse contexto, materiais simples, como o papelão, ganham espaço como ferramentas pedagógicas, aliando criatividade e sustentabilidade. É essa a proposta da iniciativa Eu Amo Papelão, que desenvolve brinquedos feitos integralmente com o material. Entre os produtos criados, estão os “Amigos da Escola”, personagens que representam a diversidade presente no ambiente escolar.

“A ideia é proporcionar às crianças a oportunidade de se verem representadas nos brinquedos, ao mesmo tempo em que promovem a inclusão e o respeito às diferenças”, explicou Eduardo Mazurkyewistz, proprietário da Eu Amo Papelão. “Isso contribui para o desenvolvimento de empatia e a formação de uma visão mais ampla e tolerante do mundo”, acrescentou.

BRINQUEDOS QUE ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO

Além da proposta inclusiva, os brinquedos feitos de papelão auxiliam no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. Ao destacar e montar os personagens, elas trabalham a coordenação motora fina, essencial para o controle dos movimentos das mãos e dedos. O processo de pintura dos bonecos também contribui para a percepção de cores, formas e detalhes, além de incentivar a expressão criativa.

A socialização é outro aspecto fortalecido com essa abordagem. Durante a montagem dos brinquedos, as crianças podem interagir, compartilhando materiais e ideias, o que favorece o trabalho em equipe.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL DESDE A INFÂNCIA

A inserção do papelão no contexto educacional também abre espaço para a conscientização ambiental. Com a crescente preocupação sobre mudanças climáticas e consumo sustentável, estimular a reflexão sobre materiais recicláveis desde a infância pode fazer a diferença.

“Essa experiência pode ser um ponto de partida para discussões sobre o cuidado com o meio ambiente, estimulando a reflexão sobre como pequenas atitudes podem contribuir para a preservação do planeta e para um futuro melhor”, destacou Mazurkyewistz.

MOBILIÁRIO FEITO DE PAPELÃO

Além dos brinquedos, o material também pode ser utilizado na composição do mobiliário escolar. Cadeiras e mesas feitas de papelão reforçam a proposta sustentável e possuem resistência para suportar até 100 quilos.

“Crianças de 3 a 6 anos podem se desenvolver através de uma atividade lúdica de montagem e personalização das suas próprias cadeiras e mesinhas”, explicou Mazurkyewistz.

Para o criador da iniciativa, a presença do papelão na escola vai além do uso como material pedagógico. “Com a versatilidade do papelão, é possível transformar o ambiente escolar em um espaço de criatividade e reflexão, alinhando ensino, inclusão e diversidade ao compromisso com o cuidado do meio ambiente”, concluiu.

Fonte
Mazurky
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