Black Friday Sustentável: como ajudar o comércio eletrônico a se tornar “verde”
Com a popularidade das compras on-line e o poder de atração das promoções, o final de semana da Black Friday resultará em muitos produtos sendo enviados das lojas para as casas dos consumidores

Inicialmente, considerada apenas um fenômeno de compras nos EUA, a Black Friday tornou-se parte do calendário global de compras. E isso significa que varejistas, consumidores e indústrias devem agora acomodar a onda de gastos pré-Natal.
Com a popularidade das compras on-line e o poder de atração das promoções, o final de semana da Black Friday resultará em muitos produtos sendo enviados das lojas para as casas dos consumidores. Consequentemente, o período alcança grandes quantidades de embalagens que precisam ser recuperadas nas coletas domésticas de reciclagem.
A Black Friday deste ano começará na sexta-feira, 25 de novembro, e provavelmente durará todo o fim de semana até a segunda-feira seguinte, 28 de novembro – a chamada Cyber Monday – quando o evento de venda termina.
A pandemia de Covid-19 e a atual crise do custo de vida mudaram os hábitos de compra. As evidências mostram que as restrições que consumidores experimentaram aumentaram a taxa de compras on-line, pois as pessoas foram forçadas a fazer compras no conforto do sofá. E embora a crise do custo de vida continue, os varejistas só vêem o comércio eletrônico crescendo, o que significa que haverá um acúmulo de materiais em casa.
Então, para garantir que os sistemas de reciclagem não sofram nesta Black Friday, a DS Smith, decidiu abordar os desafios da sociedade com uma perspectiva geral, não apenas abordando partes individuais, mas analisando como o design de embalagens, as entregas de comércio eletrônico e a reciclagem em casa podem se unir para tornar a Black Friday mais sustentável.
Para que as empresas possam reduzir suas embalagens de e-commerce durante o evento de compras, é preciso que reavaliem as embalagens que usam para transportar seus produtos. Reduzir a quantidade de embalagens e usar alternativas recicláveis eliminará a necessidade de materiais de uso único e difíceis de reciclar, como sacos de ar plásticos, garantindo a proteção do produto em trânsito.
Um relatório recente da DS Smith e da Forbes aponta que 25% do que é enviado pelos fornecedores de e-commerce é espaço vazio. Isso impacta os veículos de entrega, pois caixas maiores ocupam mais espaço, o que leva a mais viagens e mais veículos de entrega na estrada.
Além disso, quando oferecida a escolha entre duas opções de embalagens para a mesma qualidade de produto, a pesquisa mostrou que seis em cada dez europeus estão dispostos a pagar mais por embalagens plásticas reduzidas.
Isso significa que, para as empresas, cortar custos na embalagem não é de seu interesse econômico. Há um desejo crescente no mercado, especialmente em torno da Black Friday, por embalagens sustentáveis e renováveis que possam ser recicladas.
Reorganizando a infraestrutura de reciclagem, como permitir que a logística de entrega devolva as embalagens usadas depois de entregues na porta do consumidor, pode ajudar a capturar mais material para reciclagem, durante o final de semana focado em vendas.
Alterar a logística de entrega para retirar o papelão usado também pode aliviar essa pressão, por exemplo, usando abordagens modernas para entregas, como o modelo de circuito fechado rastreável. Isso seria particularmente benéfico para os consumidores em momentos como Black Friday, Cyber Monday e a corrida de compras de Natal em dezembro, quando as embalagens que chegam às casas aumentam temporariamente. Muitos consumidores confiam em coletas na calçada para retirar sua reciclagem e o acúmulo de embalagens nas residências está realmente desafiando sua capacidade de reciclagem.