AndritzEconomia circular | ESGNotícias

ANDRITZ firma parceria com HolyPoly para reciclagem de vestimentas usadas em máquinas de papel

Acordo prevê coleta e reaproveitamento de telas formadoras e feltros descartados, promovendo a economia circular no setor de papel e celulose na Europa

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ firmou um acordo de cooperação exclusivo com a empresa alemã HolyPoly para viabilizar a reciclagem de vestimentas usadas em máquinas de papel na Europa. O serviço permitirá que fabricantes de papel reciclem telas formadoras e feltros ao final de sua vida útil, contribuindo para a economia circular do setor.

Atualmente, cerca de 7 mil toneladas de vestimentas de máquinas de papel (PMC – Paper Machine Clothing) são descartadas anualmente na Europa, sendo, na maior parte dos casos, incineradas ou enviadas para aterros sanitários. O acordo entre a ANDRITZ e a HolyPoly busca oferecer uma alternativa sustentável para o reaproveitamento desses materiais.

A HolyPoly, especializada na reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo, recebeu licença da ANDRITZ para coletar e reciclar vestimentas usadas das fábricas. Jan Freudenberg, diretor de P&D de Telas Formadoras da ANDRITZ, destacou o desenvolvimento da solução: “Trabalhamos intensamente com universidades e especialistas em reciclagem de plásticos para desenvolver uma solução adequada para a reciclagem de PMC. Quando a encontramos, precisávamos de um parceiro experiente para ampliar o processo e transformar o conceito em realidade”. Ele acrescentou que “a HolyPoly se encaixa perfeitamente no nosso conceito. Eles possuem as certificações necessárias para remoção de resíduos, redes logísticas e o conhecimento para integrar o PMC usado à economia circular”.

Niklas Bäumer, responsável pelos Programas de Reciclagem da HolyPoly, ressaltou a importância da parceria: “Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a ANDRITZ na reciclagem de PMC e impressionados com seu compromisso em oferecer soluções sustentáveis aos clientes. Este é um projeto pioneiro, no qual ambas as empresas estão dedicadas a resolver desafios importantes na circularidade da indústria de papel na Europa. Com nosso novo serviço, as fábricas de papel podem ter a certeza de que seu PMC usado será reciclado corretamente, e os plásticos de alta qualidade serão reaproveitados em novos produtos”.

O serviço permitirá que vestimentas de máquinas da ANDRITZ, bem como de outros fabricantes e OEMs, sejam coletadas e recicladas por meio da rede de operações da HolyPoly. A empresa alemã, que conta com uma equipe especializada em reciclagem de plásticos, possui expertise na coleta de resíduos, logística e processos de reciclagem, contribuindo para o reaproveitamento eficiente dos materiais descartados pelo setor.

Fonte
ANDRITZ
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo