Ahlstrom tem metas climáticas aprovadas pela SBTi com foco em redução de emissões até 2050
A empresa se comprometeu a reduzir em 42% suas emissões de curto prazo e 90% a longo prazo, com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5°C
A Ahlstrom, empresa global especializada em materiais à base de fibra, anunciou que suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), tanto de curto quanto de longo prazo, foram aprovadas e sua meta de emissão zero até 2050 foi verificada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Essas metas fazem parte da estratégia da empresa, alinhada ao seu propósito de “Purificar e Proteger com Cada Fibra para um Mundo Sustentável”.
A SBTi classificou as metas de escopo 1 e 2 da Ahlstrom como compatíveis com o objetivo global de limitar o aquecimento climático a 1,5°C.
De acordo com as metas de curto prazo, a empresa se compromete a reduzir em 42% suas emissões absolutas de GEE dos escopos 1 e 2 até 2030, tomando 2021 como ano-base. No mesmo período, a Ahlstrom visa reduzir em 25% as emissões de escopo 3, provenientes de bens e serviços adquiridos, combustíveis e energia, e transporte e distribuição a montante.
Para as metas de longo prazo, a companhia se compromete a reduzir em 90% as emissões absolutas de GEE nos escopos 1 e 2 até 2050, com base no ano de 2021. A empresa também busca reduzir em 90% as emissões de escopo 3 associadas a bens e serviços adquiridos, combustíveis e energia, transporte e distribuição a montante, processamento de produtos vendidos e o tratamento dos produtos no fim da vida útil.
“Sustentabilidade está no coração do que fazemos, e estamos totalmente comprometidos com nossa jornada em direção à sustentabilidade. Ter nossas metas verificadas é um marco importante, mas são as nossas ações que realmente contam. Trabalhamos intensamente nas emissões de escopo 1 e 2, e ainda há muito a ser feito. Em relação ao escopo 3, já demos início ao trabalho, mas, especialmente para essa meta, a colaboração em toda a cadeia de valor é essencial. Como uma empresa de materiais especiais, temos a capacidade e a responsabilidade de promover mudanças com nossas soluções, inovando produtos que sejam seguros e sustentáveis por design e que possam reduzir a pegada de carbono de nossos clientes”, afirmou Helen Mets, presidente e CEO da Ahlstrom.
A SBTi é uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). A iniciativa define e promove as melhores práticas em metas climáticas baseadas na ciência, avaliando de forma independente as metas das empresas.