NotíciasPackaging no Brasil

20º Congresso ABRE aborda tendências para o futuro do setor de embalagens

O evento ocorreu em São Paulo, com o tema “Ressignificando os caminhos para a sustentabilidade, competitividade, e inovação na cadeia de consumo”

Nos dias 24 e 25 de maio aconteceu o “20º Congresso ABRE de Embalagem e Consumo – Ressignificando os caminhos para a sustentabilidade, competitividade, e inovação na cadeia de consumo”, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE).

O evento ocorreu no Espaço Vila Lobos, em São Paulo (SP) e reuniu diversas empresas do setor de embalagens, indústrias de bens de consumo, fornecedores, recicladores e outros players interessados no mercado. Do plástico ao papel, o Congresso abordou toda a cadeia dos diferentes segmentos de embalagens.

SEGMENTO DE EMBALAGENS À BASE DE FIBRAS

Na indústria de packaging à base de fibras, algumas das companhias que marcaram presença foram Klabin, Papirus e MD Papéis – na oportunidade, essas empresas apresentaram suas soluções e cases em estandes.

A Klabin, por exemplo, levou diversas embalagens produzidas pela companhia que demonstram a utilização de papel para substituir soluções de outros materiais, como é o caso da bag-in-box para linha de verniz da Suvinil. Além disso, a companhia também disponibilizou seus copos de papel pelo evento, incentivando o uso de descartáveis sustentáveis.

A Papirus, por sua vez, também marcou presença com sua alternativa de copo de papel, o Vita Copo. A produtora de papel cartão também participou da programação do evento, com uma palestra de Amando Varella, Co-CEO e diretor Comercial e de Marketing, com o tema “Iniciativas em Economia Circular e ESG”, abordando as iniciativas da companhia.

“A participação da Papirus no 20º Congresso ABRE de Embalagem e Consumo foi muito positiva. Pudemos confirmar o grande interesse do mercado de embalagens pelas soluções sustentáveis, e mostrar aos participantes do evento o que temos feito em termos de desenvolvimento de produtos inovadores e alinhados ao ESG”, comentou Eliane Dantas, Coordenadora de Marketing da Papirus em entrevista ao Portal Packaging.

Já a MD Papéis também apresentou suas soluções, com ênfase na circularidade de seus produtos, que apresentam diferentes porcentagens de aparas, mas que possuem diferenciais de qualidade e printabilidade.

PROGRAMAÇÃO

Durante as palestras, os participantes puderam ouvir diferentes perspectivas e obter novos insights sobre o mercado em geral, além da abordagem sobre as tendências de consumo atuais e possíveis mudanças.

“Foram discussões muito ricas, que mostram que a cadeia de consumo está se transformando. Nós, como indústria, temos que nos manter atualizados, para criar valor para o consumidor e com a nova geração de consumidores, buscando se manter sempre competitivo”, afirmou com exclusividade Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE.

Conforme Luciana, as pautas abordadas durante a programação ressaltaram alguns pilares que o setor deve estar atento. “Primeiro a questão do propósito, pois as empresas devem saber muito bem o que está oferecendo e como, pois o consumidor quer saber o que a marca está entregando de valor agregado além do produto”, destacou a executiva.

“Outra palavra-chave foi a colaboração, que destacou que é necessário se abrir para o ecossistema, já que não é possível realizar tudo sozinho. Por fim, as pessoas são um ponto importante nessa transformação de mercado, investir na capacitação para que elas estejam prontas para o que vier”, acrescentou a diretora.

Para Marcos Barros, presidente do Conselho ABRE, está muito claro que a tecnologia é um fator determinante para a indústria. “Os negócios tradicionais estão sendo transformados”, destacou o executivo, durante entrevista. Além disso, de acordo com Barros, o ser humano deve ser o foco das empresas ao desenvolver inovações. “Você não pode desenvolver algo sem considerar quem vai consumir aquilo. Também é preciso empoderar quem trabalha com você para considerar esse fator humano”.

SUSTENTABILIDADE

Já na frente de sustentabilidade, que foi o foco principal do segundo dia do evento, ficou ainda mais evidente que essa tendência não deve perder força no curto prazo.

“Sustentabilidade hoje é o segundo ponto mais importante de qualquer desenvolvimento, principalmente na nossa indústria. Durante as palestras, também ficou claro que a pressão governamental sobre esse assunto deve continuar crescendo”, declarou Barros, indicando que este movimento não é apenas no Brasil, mas sim no mundo inteiro. “Nós temos que pensar sobre isso hoje, é agora”, ressaltou o executivo.

LANÇAMENTO: LUPINHA

Por fim, a ABRE ainda apresentou seu novo projeto, a Lupinha, que consiste em uma nova plataforma para informar os consumidores além das limitações de espaço de uma embalagem – de forma digital e acessível –, o que incluiu recomendações detalhadas para o descarte correto das embalagens.

Para conferir a novidade, acesse https://www.lupinha.org.br/home.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo